APRENDIZADO ORGANIZACIONAL DA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE OFERTA DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA EM CURSO PRESENCIAL
Palavras-chave:
Avaliação de curso de tecnologia; Projeto pedagógico; Conceito; Educação a distância.Resumo
Os cursos superiores de tecnologia no Brasil passam por avaliações externas periodicamente. Estas têm a finalidade de verificar as condições de oferta e a realização dos trabalhos em conformidade com seu projeto pedagógico. As organizações que aprendem, melhoram a cada ciclo avaliativo. Um curso que se iniciava na oferta dos 20% a distância apresentou dificuldades em relação ao emprego das disciplinas nesta modalidade. Objetivo do presente artigo é apresentar um estudo no qual um curso de uma instituição localizado na região Sudeste na qual se verifica uma evolução positiva característica de uma organização que aprende e evolui para uma qualidade melhor. Realiza-se uma pesquisa do tipo estudo de caso de um curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação que, após ter passado por uma primeira avaliação de reconhecimento de curso na qual o conceito melhorou devido as várias melhorias realizadas nas disciplinas a Distância.
Downloads
Referências
BOGHI, C.; SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D.M. A study of the possibility of evasion minimization in distance education supported by alternative therapy. Res., Soc. Dev. 2019; 8(1):e2181567 ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i1.567.
BOGHI, C.; SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D.M.; CONCEIÇÃO, M. M. Pesquisa-ação no desenvolvimento de forma de trabalho em educação a distância. Revista Intersaberes. V. 13, n. 29. 2018.
Brasil. (2004a). Leis e Decretos. Lei n. 10861 de 14 de abril de 2004. Lei dos Sinaes.
Brasil. (2004b). Leis e Decretos. Portaria n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Que estabelece até 20% de disciplinas a distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 31 maio 2019.
Brasil. Leis e Decretos. Portaria n. 1134 de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Disponível em: <http://www.faal.com.br/arquivos/portariaAVA.pdf>. Acesso em 31 de maio de 2019.
Brasil. Leis e Decretos. Portaria n. 1428. De 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251>. Acesso em: 31 maio 2019.
Brasil. Leis e Decretos. Portaria Normativa n. 840 de 24 de agosto de 2018.
INEP (2017). Censo Escolar 2016. Disponível em: <http://stat.correioweb.com.br/euestudante/censo/2016/notas-estatisticas-censo-da-educacao-superior-2016.pdf>. Acesso em: 31 maio. 2019.
MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Dircurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
MENGA, L.; ANDRE, M.E.D.A. Pesquisa em educação: uma abordagem qualitativa. 2.ed. São Paulo: EPU, 2013.
MIRSHAWKA, V.; MIRSHAWKA, V. Jr. O boom da educação. São Paulo: Editora DVS, 2002.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni
Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Unicamp, 1988.
PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D.M.; PARREIRA, F.J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: Ed. UAB/NTE/UFSM. 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1>. Acesso em 01 junho 2019.
RICHE, G.A.; ALTO, R.M. As organizações que aprendem, segundo Peter Senge: “A quinta disciplina”. Cadernos Discentes COPPEAD, Rio de Janeiro, n. 9, p. 36-55, 2001. Disponível em: <http://www.mettodo.com.br/pdf/Organizacoes%20de%20Aprendizagem.pdf>. Acesso em: 31 maio de 2019.
SEVERINO, J. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2016.
SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D.M.(2018a) Estratégias para a construção coletiva ativa do saber em um fórum de educação a distância de um curso de pós graduação. Revista de Casos e Consultoria - ISSN 2237-7417 | V. 9, N. 3, e932, 2018(a).
SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. (2018b) Formação de tutores para atuar na disciplina de libras em cursos de graduação à distância: um estudo de caso. Paidea da Unimes. v. 10, n. 17, jan. 2018(b). Disponível em: . Acesso em: 01 junho 2019.
SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D.M.; BOGHI, C. Pesquisa-ação na Superação de Dificuldades de Acompanhamento de Curso de Pósgraduação a “Lato Sensu” a Distância por meio de Apoio da Tutoria. Rev. Bras. Aprend. Aberta e a Distância. ABED. 2018; l: e7.
SHITSUKA, D.M.; PEREIRA, A.S.; SHITSUKA, R.; BOGHI, C. Aprendizagem ativa de programação em turmas de engenharia: uma pesquisa-ação. Res., Soc. Dev. v.8, n. 3. 2019. e1783652 ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i3.652.
SILVA, P. C. D.; SHITSUKA, R.; MORAIS, G. R. Estratégias de Ensino/ Aprendizagem em Ambientes Virtuais: Estudo Comparativo do Ensino de Língua Estrangeira no Sistema EaD e Presencial. RBAAD – Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a distância. ABED. v. 12, n.1, p. 11-26. 2013.
YIN, R. K. O estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.