UMA PESQUISA-AÇÃO EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA EM CURSO PRESENCIAL DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Autores

  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Escola Superior Batista da Amazônia
  • André Ricardo Nascimento das Neves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Caleb David Willy Moreira Shitsuka Universidade Brasil
  • Alaide Japecanga Aredes Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino superior; Educação a distância; Ensino a distância; Blended learning.

Resumo

No Brasil a Educação a Distância modalidade blended learning está em evolução é nos cursos superiores e muitos cursos presenciais já começam a trabalhar com até 40% de disciplinas a distância. Há estudantes que não se adaptam a modalidade a distância. Objetivo do presente artigo é apresentar um estudo no qual os alunos de disciplinas a distância reclamavam da forma como as disciplinas a distância eram ministradas em houve uma reversão deste fato ao longo do primeiro semestre de 2019.  Realiza-se uma pesquisa-ação um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação que, passou a trabalhar com 40% a distância no entanto, havia reclamações de alunos em relação às disciplinas a distância. Por meio do trabalho com boas práticas na EAD foi possível melhorar a satisfação dos alunos em relação à EAD. 

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Publicado

13-08-2019

Como Citar

SHITSUKA, R. .; SHITSUKA, D. M. .; NASCIMENTO DAS NEVES, A. R. .; MOREIRA SHITSUKA, C. D. W. .; AREDES PEREIRA, A. J. . UMA PESQUISA-AÇÃO EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA EM CURSO PRESENCIAL DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e1016, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23109. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos