UNA INVESTIGACIÓN-ACCIÓN EN DISCIPLINA A DISTANCIA EN CURSO PRESENCIAL DE BACHILLERATO EN SISTEMAS DE INFORMACIÓN

Autores/as

  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Escola Superior Batista da Amazônia
  • André Ricardo Nascimento das Neves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Caleb David Willy Moreira Shitsuka Universidade Brasil
  • Alaide Japecanga Aredes Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Enseñanza superior; Educación a distancia; Enseñanza a distancia; Blended learning.

Resumen

En Brasil la Educación a Distancia modalidad blended learning está en evolución es en los cursos superiores y muchos cursos presenciales ya empiezan a trabajar con hasta un 40% de disciplinas a distancia. Hay estudiantes que no se adaptan a la modalidad a distancia. Objetivo del presente artículo es presentar un estudio en el cual los alumnos de disciplinas a distancia reclamaban de la forma en que las disciplinas a distancia eran ministradas en hubo una reversión de este hecho a lo largo del primer semestre de 2019. Se realiza una investigación-acción un curso de curso Bachillerato en Sistemas de Información que, pasó a trabajar con 40% a distancia sin embargo, había quejas de alumnos en relación a las disciplinas a distancia. Por medio del trabajo con buenas prácticas en la EAD fue posible mejorar la satisfacción de los alumnos en relación a la EAD.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOGHI, C.; SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D.M. A study of the possibility of evasion minimization in distance education supported by alternative therapy. Res., Soc. Dev. 2019; 8(1):e2181567 ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i1.567.

BRASIL. Leis e Decretos. Portaria n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Que estabelece até 20% de disciplinas a distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 05 junho 2019.

BRASIL (2016a). Leis e Decretos. Portaria n. 1134 de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Disponível em: <http://www.faal.com.br/arquivos/portariaAVA.pdf>. Acesso em 03 junho 2019.

BRASIL. (2016b). Resolução n. 5, de 16 de novembro de 2016. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação, abrangendo os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Engenharia de Computação, em Engenharia de Software e de Licenciatura em Computação, e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 05 junho de 2019.

BRASIL. Leis e Decretos. Portaria n. 1428. De 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251>. Acesso em: 05 junho 2019.

GOUVEA, E.P. Et al. Interatividade forense ativa levando à zona de desenvolvimento proximal (ZDP): um estudo de caso num fórum “FALE COM SEU TUTOR”. RAFE – Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias. ISSN 2358-9140, v. 4, n. 12, p. 1-16, junho de 2017. Disponível em: <http://www.fafe.edu.br/dados/pdf-uploads/216.pdf?1513009240419>. Acesso em: 05 junho 2019.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Dircurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MENGA, L.; ANDRE, M.E.D.A. Pesquisa em educação: uma abordagem qualitativa. 2.ed. São Paulo: EPU, 2013.

MIRSHAWKA, V.; MIRSHAWKA, V. Jr. O boom da educação. São Paulo: Editora DVS, 2002.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Unicamp, 1988.

PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D.M.; PARREIRA, F.J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: Ed. UAB/NTE/UFSM. 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1>. Acesso em 01 junho 2019.

RICHE, G.A.; ALTO, R.M. As organizações que aprendem, segundo Peter Senge: “A quinta disciplina”. Cadernos Discentes COPPEAD, Rio de Janeiro, n. 9, p. 36-55, 2001. Disponível em: <http://www.mettodo.com.br/pdf/Organizacoes%20de%20Aprendizagem.pdf>. Acesso em: 31 maio de 2019.

RISEMBERG, R. I. C. S.; Shitsuka, R.; Tavares, O. A Case Study of Pattern Recognition in Collective Texts in Cyberspace Using the Wiki Tool in Undergraduate Distance Courses. Dialogos de la Comunicación (en linea) Felafacs, v.91, n. 1, p.1-17. 2015. Disponível em: http://dialogosfelafacs.net/wpcontent/uploads/2015/09/Dialogos91_UN_ESTUDIO_DE_CASO_DE_RECONOCIMIENTO_DE_PATRONES_EN_LOS_TEXTOS-.pdf. Acesso em: 04 junho 2019.

SEVERINO, J. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2016.

SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D.M.(2018a) Estratégias para a construção coletiva ativa do saber em um fórum de educação a distância de um curso de pós graduação. Revista de Casos e Consultoria - ISSN 2237-7417 | V. 9, N. 3, e932, 2018.

SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. (2018b) Formação de tutores para atuar na disciplina de libras em cursos de graduação à distância: um estudo de caso. Paidea da Unimes. v. 10, n. 17, jan. 2018(b). Disponível em: . Acesso em: 03 junho 2019.

SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D.M.; BOGHI, C. Pesquisa-ação na Superação de Dificuldades de Acompanhamento de Curso de Pósgraduação a “Lato Sensu” a Distância por meio de Apoio da Tutoria. Rev. Bras. Aprend. Aberta e a Distância. ABED. 2018; l: e7.

SHITSUKA, D.M.; PEREIRA, A.S.; SHITSUKA, R.; BOGHI, C. Aprendizagem ativa de programação em turmas de engenharia: uma pesquisa-ação. Res., Soc. Dev. v.8, n. 3. 2019. e1783652 ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i3.652.

SHITSUKA, R. et al. Boas práticas na Educação a Distância e o sucesso em uma turma de Pedagogia. Research, Society and Development, v. 8, n. 8, p. 1-20, 2019. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1035/962>. Acesso em: 04 junho 2019.

SILVA, P. C. D.; SHITSUKA, R.; MORAIS, G. R. Estratégias de Ensino/ Aprendizagem em Ambientes Virtuais: Estudo Comparativo do Ensino de Língua Estrangeira no Sistema EaD e Presencial. RBAAD – Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a distância. ABED. v. 12, n.1, p. 11-26. 2013.

SILVA, P. C.D.; SHITSUKA, R.; PASCHOAL, P.A.G. Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. RBAAD da ABED, v. 15, n. 1, p.11-20, 2015. Disponível em: <http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/261/174>. Acesso em: 04 junho 2019.

TEIXEIRA, R.L.P.; SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D.M.; TEIXEIRA, C.H.S.B. Mudança de atitude de alunos e tutores em um fórum de educação a distância por meio de um trabalho democrático e participativo. Paidea – Revista Científica de Educação a Distância. v.9, n.16. 2017. ISSN: 1982-6109. Disponível em: <http://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/678/670>. Acesso em: 05 junho de 2019.

TENÓRIO, A.; Ferrari Junior, J.; Tenório, T. (2015). A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância. RBAAD – Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - ABED, v. 14, n. 1. Acesso em 05 junho 2019, disponível em http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2015/04_A_VISAO_DOS_TUTORES.pdf.

Publicado

13-08-2019

Cómo citar

SHITSUKA, R. .; SHITSUKA, D. M. .; NASCIMENTO DAS NEVES, A. R. .; MOREIRA SHITSUKA, C. D. W. .; AREDES PEREIRA, A. J. . UNA INVESTIGACIÓN-ACCIÓN EN DISCIPLINA A DISTANCIA EN CURSO PRESENCIAL DE BACHILLERATO EN SISTEMAS DE INFORMACIÓN. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e1016, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23109. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos