Perfil de Educação Financeira dos Discentes de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Brasileiras
Palavras-chave:
Educação Financeira; Percepção; Nível Real de Educação Financeira; Fatores Socioeconômicos e Demográficos.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar os níveis de educação financeira percebido e praticado pelos estudantes de graduação e de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasilerias de diferentes áreas de conhecimento e em diferentes graus de escolaridade. Esses níveis de educação financeira foram aferidos por meio da aplicação de um questionário online, para o qual foram recebidas 727 respostas válidas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, testes de hipóteses e regressão linear múltipla. Os resultados da investigação demonstram que os estudantes das IES brasileiras têm nível de educação financeira acima da média, porém subestimam o real conhecimento sobre finanças que possuem. Além disso, as áreas de conhecimento e as características socioeconômicas dos estudantes se mostraram relevantes na determinação dos níveis de educação financeira real e percepção. Este estudo contribui ao demonstrar que é relevante avaliar a percepção dos estudantes, bem como o nível real de educação financeira. Além disso, o estudo, de maneira pioneira, mostra que na prática, os resultados dessa pesquisa reforçam o papel das IES como fonte de educação financeira na sociedade e alerta para que estas fortaleçam a sua atuação, mobilizando-se para promover mais acesso a educação financeira para estudantes e para a comunidade.
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