Perfil de Educação Financeira dos Discentes de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira; Percepção; Nível Real de Educação Financeira; Fatores Socioeconômicos e Demográficos.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar os níveis de educação financeira percebido e praticado pelos estudantes de graduação e de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasilerias de diferentes áreas de conhecimento e em diferentes graus de escolaridade. Esses níveis de educação financeira foram aferidos por meio da aplicação de um questionário online, para o qual foram recebidas 727 respostas válidas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, testes de hipóteses e regressão linear múltipla. Os resultados da investigação demonstram que os estudantes das IES brasileiras têm nível de educação financeira acima da média, porém subestimam o real conhecimento sobre finanças que possuem. Além disso, as áreas de conhecimento e as características socioeconômicas dos estudantes se mostraram relevantes na determinação dos níveis de educação financeira real e percepção. Este estudo contribui ao demonstrar que é relevante avaliar a percepção dos estudantes, bem como o nível real de educação financeira. Além disso, o estudo, de maneira pioneira, mostra que na prática, os resultados dessa pesquisa reforçam o papel das IES como fonte de educação financeira na sociedade e alerta para que estas fortaleçam a sua atuação, mobilizando-se para promover mais acesso a educação financeira para estudantes e para a comunidade.

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Biografia do Autor

Sara Costa Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC - UFU)

Dinah Vieira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Patrícia de Souza Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Ciências Contábeis - Prog Multi e Inter Regional de Pós Grad Em Ciências Contábeis Unb Ufpb Ufpe (2004) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Contabilidade Societária, Gerencial e Pública.

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

LEAL, S. C.; VIEIRA DOS SANTOS, D.; COSTA, P. de S. Perfil de Educação Financeira dos Discentes de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e11134, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23191. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos