Perfil de Educação Financeira dos Discentes de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira; Percepção; Nível Real de Educação Financeira; Fatores Socioeconômicos e Demográficos.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar os níveis de educação financeira percebido e praticado pelos estudantes de graduação e de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasilerias de diferentes áreas de conhecimento e em diferentes graus de escolaridade. Esses níveis de educação financeira foram aferidos por meio da aplicação de um questionário online, para o qual foram recebidas 727 respostas válidas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, testes de hipóteses e regressão linear múltipla. Os resultados da investigação demonstram que os estudantes das IES brasileiras têm nível de educação financeira acima da média, porém subestimam o real conhecimento sobre finanças que possuem. Além disso, as áreas de conhecimento e as características socioeconômicas dos estudantes se mostraram relevantes na determinação dos níveis de educação financeira real e percepção. Este estudo contribui ao demonstrar que é relevante avaliar a percepção dos estudantes, bem como o nível real de educação financeira. Além disso, o estudo, de maneira pioneira, mostra que na prática, os resultados dessa pesquisa reforçam o papel das IES como fonte de educação financeira na sociedade e alerta para que estas fortaleçam a sua atuação, mobilizando-se para promover mais acesso a educação financeira para estudantes e para a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Costa Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC - UFU)

Dinah Vieira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Patrícia de Souza Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Ciências Contábeis - Prog Multi e Inter Regional de Pós Grad Em Ciências Contábeis Unb Ufpb Ufpe (2004) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Contabilidade Societária, Gerencial e Pública.

Referências

Alves, R. A., Silva, J. S, & Bressan, A. A. (2011) Educação Financeira de Discentes em Ciências Contábeis: Diagnóstico e Comparação com Universitários Norte-Americanos. In: Anais do II Congresso Nacional de Adminstração e Ciências Contábeis. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Recuperado de http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2011/paper/viewFile/384/59

Bahovec, V., Barbic, D., & Palic, I. (2017). The Regression Analysis of Individual Financial Performance: Evidence from Croatia. Business Systems Research Journal, 8(2), 1-13. http://dx.doi.org/10.1515/bsrj-2017-0012.

Batty, M., Collins, J. M., & Odders-White, E. (2014). Experimental Evidence on the Effects of Financial Education on Elementary School Students’ Knowledge, Behavior, and Attitudes. The Journal Of Consumer Affairs, 49(1), 69-96. https://doi.org/10.1111/joca.12058

Bodvarsson, O. B., & Walker, R. L. (2004). Do parental cash transfers weaken performance in college? Economics of Education Review, 23(5), 483-495. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2003.11.009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). (2018). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, (3). Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/pesquisar?q=Educa%C3%A7%C3%A3o%20financeira.

Bucher-Koenen, T., Lusardi, A., Alessie, R., & Rooij, M. V. (2016) How Financially Literate Are Women? An Overview and New Insights. Journal Of Consumer Affairs, 51(2), 255-283. https://doi.org/10.1111/joca.12121

CAPES (2018). Áreas de Conhecimento. Fundação Capes. Recuperado de https://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/tabela-de-areas-do-conhecimento-avaliacao

Cerbasi, G. P. (2005) Dinheiro, os segredos de quem tem: Como conquistar e manter sua independência financeira (Cap. 1, pp. 21-40). São Paulo: Editora Gente.

Cude, B. J., Lawrence, F. C., Lyons, A. C., Metzger, K., Lejeune, E., Marks, L., & Machtmes, K. (2006). College students and financial literacy: What they know and what we need to learn. Conference of the Eastern Family Economics and Resource Management Association. Recuperado de http://www.fermascholar.org/wp-content/uploads/2013/07/22-college-students-and-fin-literacy.pdf

Dias, L. O. (2017) A contribuição do curso de Ciências Contábeis para a gestão financeira pessoal (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Goiânia – UFG, Goiânia, GO, Brasil. Recuperado dehttps://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/12277/2/TCCG%20%20Ci%c3%aancias%20Cont%3%a1beis%20-%20Lucas%20de%20Oliveira%20Dias%20-%202017

Ergün, K. (2017). Financial literacy among university students: A study in eight European countries. International Journal Of Consumer Studies, 42(1), 2-15. https://doi.org/10.1111/ijcs.12408

Farrell, L., Fry, T. R. L., & Risse, L. (2015) The significance of financial self-efficacy in explaining women’s personal finance behaviour. Journal Of Economic Psychology, 85-99. https://doi.org/10.1016/j.joep.2015.07.001

Fávero, L. P. L., Belfiore, P., Silva, F. L., & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões, (11a ed., Cap. 3, pp. 52-57; Cap.5, pp. 110-180). Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda.

Felipe, F. M. P., Oliveira, T. P., & Botinha, R. A. (2016). Educação Financeira: um Mapeamento das Discussões nos Ambientes Acadêmicos de Ciências Contábeis no Horizonte Temporal de 2005 a 2014. Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade, 4(13), 1-14.

Ferreira, M. T. L. (2017). O nível de educação financeira e finanças pessoais dos alunos da Universidade Federal de Uberlândia (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia, MG, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19485/4/NivelEducacaoFinanceira.pdf

Gavurova, B., Huculova, E., Kubak, M., & Cepel, M. (2017). The State of Students’ Financial Literacy in Selected Slovak universities and its Relationship with Active Pension Savings. Economics & Sociology, 10(3), 206-219. http://dx.doi.org/10.14254/2071-789X.2017/10-3/15

Gorla, M. C., Magro, C. B. D., Silva, T. P., & Nakamura, W. T. (2016). A Educação Financeira dos Estudantes do Ensino Médio de Rede Pública segundo aspectos Individuais, Demográficos e de Socialização. In: Anais do XVI International Conference in Accounting. São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos162016/299.pdf

Ghosh, D., & Vogt, A. (2012). Outliers: An evaluation of methodologies. In Joint Statistical Metings, San Diego, CA. Recuperado de http://www.asasrms.org/Proceedings/y2012/Files/304068_72402.pdf

Huzdik, K., Béres, D., & Németh, E. (2014). An Empirical Study of Financial Literacy versus Risk Tolerance Among

Higher Education Students. Econpapers, 59(4), 444-456.

Lizote, S. A., & Verdinelli, M. A. (2014). Educação financeira: um estudo das associações entre o conhecimento sobre finanças pessoais e as características dos estudantes universitários do curso de Ciências Contábeis. In: Anais XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade.

Lopes, A. V., Badio, C. A., Coimbra, J. C. M., Pozzan, L., & Biazoto, R. P. (2014). Alfabetização financeira dos alunos dos cursos de Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis da FECAP. Revista Liceu On-line, 4(5), 53-71.

Mckinney, L., Mukherjee, M., Wade, J., & Shefman, P. (2015). Community College Students’ Assessments of the Costs and Benefits of Borrowing to Finance Higher Education. Sage Publishing, 43(4), 329-354. https://doi.org/10.1177/0091552115594669

Medeiros, F. S. B., & Lopes, T. A. M. (2014). Finanças Pessoais: Um estudo com alunos do curso de Ciências Contábeis de uma IES privada de Santa Maria - RS. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 7(2). http://dx.doi.org/10.19177/reen.v7e22014221-251

Peng, T. C. M., Bartholomae, S., Fox, J. J., & Cravener, G. (2007). The Impact of Personal Finance Education Delivered in High School and College Courses. Journal of Family and Economic Issues, 28, 265-284. https://doi.org/10.1007/s10834-007-9058-7

Piccoli, M. R., & Silva, T. P. (2015). Análise do Nível de Educação em Gestão Financeira dos Funcionários de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Economia & Gestão, 15(41), 112-144. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p112

Potrich, A. C. G., Vieira, K. M., & Kirch, G. (2015). Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, 26(69), 362-377. https://doi.org/10.1590/1808-057x201501040

Savoia, J. R. F., Saito, A. T., & Santana, F. A. (2007). Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, 41(6), 1121-1141.

Universidade Federal de Uberlândia (2018). Guia Acadêmico: Engenharia de Computação [PDF]. Recuperado de http://www.prograd.ufu.br/sites/prograd.ufu.br/files/media/arquivo/guia_academico2018_1_engenharia_de_computacao_uberlandia_1.pdf

Vieira, K. M., Valcanover, V. M., Brutti, F., Trindade, C. R., & Kegler, J. J. (2017). Aprendendo Finanças de Um Jeito Fácil e Divertido: Uma experiência com estudantes de escolas públicas. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, 12(2), 845-861. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8479

Vieira, S. F. A., Bataglia, R.T.M., & Sereia, V. J. (2011). Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do Norte do Paraná. Revista de Administração da Unimep, 9(3), 61-86. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v9n3p61-86

Xiao, J. J., & Porto, N. (2017). Financial education and financial satisfaction: Financial literacy, behavior, and capability as mediators. International Journal Of Bank Marketing, 35(5), 805-817. https://doi.org/10.1108/IJBM-01-2016-0009.

Downloads

Publicado

08-12-2020

Como Citar

LEAL, S. C.; VIEIRA DOS SANTOS, D.; COSTA, P. de S. Perfil de Educação Financeira dos Discentes de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e11134, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23191. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos