UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A TUTORIA EM EAD DOS NATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Alex Paubel Junger Universidade Cruzeiro do Sul
  • Antônio Carlos de Alcântara Thimóteo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Cristiane Gomes de Carvalho Fontana Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Alexandre Viana Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Fernanda da Silva Damato Fatec São Bernardo do Campo, Brasil

Palavras-chave:

Ferramentas, Eletrônicas; Educação a Distância; Interatividade, Absorção de conteúdos.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo observar a relação entre o uso das ferramentas eletrônicas e a aprendizagem no modelo EaD, analisando influências e vantagens de se utilizar ferramentas eletrônicas no desenvolvimento dos cursos a distância, como um recurso de comunicação e contato entre as instituições de ensino e seus discentes, docentes e os seus alunos. Com este foco, a pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, tomando como base, autores que demonstram experiências e visões que expressam as vantagens com o uso destas ferramentas, além de demonstrar alguns tipos de meios utilizados para este fim, além disso, se analisou pesquisas acadêmicas e organizações que demonstram o histórico da utilização destes ferramentais como auxílio na aprendizagem a distância e sua evolução. Observou-se por fim, que algumas das barreiras encontradas ainda como entraves para o aluno optar pelo EaD estão sendo minimizados com o uso destas ferramentas, onde apresenta uma aproximação entre os alunos e os conteúdos disciplinares ofertados pelas instituições e também demonstram uma visão de maior comodidade para entendimento e absorção dos conteúdos. Por fim, observa-se que estas ferramentas vêm evoluindo em conjunto com avanço tecnológico e devem ampliar ainda mais estes benefícios de interatividade entre alunos X professores X instituições no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, J. R. M. A história da EaD no Brasil.IN: LITTO, F. e FORMIGA, M. (Org) Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

ARETIO, L. G. Educación a distancia hoy. Madrid. UNED, 1994

BORDENAVE, J. D., PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 15. ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Federal nº. 5.622, de 20.12.2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm>. Acesso em 24 nov.2018.

CABRITO, Belmiro. Políticas de regulação e mudanças recentes no ensino superior em Portugal. In: CABRAL NETO, Antônio; NASCIMENTO, Ilma Vieira do; CHAVES, Vera Jacob (Org.). Política de expansão da educação superior no Brasil: democratização às avessas. São Paulo: Xamã, 2011

CASTANHEIRA, Maurício; PAIM, Eliane; DINIZ, Katia. A expansão da educação a distância no Brasil: a relação entre o público e o privado. In: SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte; BUSTAMENTE, Silvia Branco Vidal. Políticas e práticas da Educação a Distância (EaD) no Brasil: entrelaçando pesquisas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013. COSTA, Celso José. Modelos de educação superior a distância e a implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação. Volume 15, Número 2, Maio a agosto de 2007. P. 9-16.

FREITAS, H. C. L. de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 (Especial), p. 1203-1230, out. 2007. Edição Especial.

GALASSO, Bruno. A gestão em ead e seus múltiplos aspectos: os desafios na implementação de um curso online. In. ESUD 2014 – XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – UNIREDE. Florianópolis, 2014. Anais. Florianópolis: ESUD, 2014. Disponível em: . Acesso em 15/11/2018.

GIANNASI, MARIA JÚLIA et al. A prática pedagógica do tutor no ensino a distância: resultados preliminares. Virtual Educa 2005, México, 2005.

GIANNELLA, T. R; STRUCHINER, M; RICCIARDI, R. M. V. Lições aprendidas em experiências de tutoria a distância: fatores potencializadores e limitantes

IBÁNEZ, Ricardo Marin. A Educação a Distância. Suas modalidades e economia. Tradução de Ivana de Mello Medeiros e Ana Lourdes Barbosa Castro. Rio de Janeiro: Editora UCB, 1996.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas São Paulo: Papirus, 2003.

LANDIM, C. M. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro. 1997

LITWIN, Edith, Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa, Porto Alegre, Artmed, 2001.

MACHADO, Liliana Dias; MACHADO, Elian de Castro. O papel da tutoria em ambientes de EaD. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-tc-a2.htm>. Acesso em 24 ago. 2018.

MISKULIN, R. G. S. & SILVA, M. R. C. & AMORIM, J. A. (2003), "As possibilidades pedagógicas do ambiente computacional TelEduc na exploração, disseminação e representação de conceitos matemáticos", XI Conferência Interamericana de Educação Matemática do Comitê Interamericano de Educação Matemática (CIAEM), URL: http://www.furb.br/xi-ciaem/, 13 a 17 de julho de 2003, Blumenau (Brasil)

MOORE, M. e KEARSLEY. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MORAN, J. M. Questionamentos legais para o avanço dos referenciais de qualidade em EaD. Revista Digital da CVA – Ricesu, v. 5, n. 17, jul2008.

PERRENOUD, F. Dez novas competências para ensinar. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000

PERRENOUD, Philippe. Práticas Pedagógicas, Profissão Docente e Formação: Perspectivas Sociológicas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.

PRETTI, Oresti. Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: Nead/IEUFMT, 1996.

PIERRE LEVY. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 2010.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.

SALES, M. V. S. ett all. Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Salvador: UNEB/EaD; 2010.

Downloads

Publicado

17-11-2019

Como Citar

JUNGER, . A. P. .; ALCÂNTARA THIMÓTEO, A. C. de; CARVALHO FONTANA, C. G. de .; VIANA, A. .; SILVA DAMATO, F. da. UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A TUTORIA EM EAD DOS NATIVOS DIGITAIS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10111, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23393. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos