UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A TUTORIA EM EAD DOS NATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Alex Paubel Junger Universidade Cruzeiro do Sul
  • Antônio Carlos de Alcântara Thimóteo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Cristiane Gomes de Carvalho Fontana Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Alexandre Viana Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Fernanda da Silva Damato Fatec São Bernardo do Campo, Brasil

Palavras-chave:

Ferramentas, Eletrônicas; Educação a Distância; Interatividade, Absorção de conteúdos.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo observar a relação entre o uso das ferramentas eletrônicas e a aprendizagem no modelo EaD, analisando influências e vantagens de se utilizar ferramentas eletrônicas no desenvolvimento dos cursos a distância, como um recurso de comunicação e contato entre as instituições de ensino e seus discentes, docentes e os seus alunos. Com este foco, a pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, tomando como base, autores que demonstram experiências e visões que expressam as vantagens com o uso destas ferramentas, além de demonstrar alguns tipos de meios utilizados para este fim, além disso, se analisou pesquisas acadêmicas e organizações que demonstram o histórico da utilização destes ferramentais como auxílio na aprendizagem a distância e sua evolução. Observou-se por fim, que algumas das barreiras encontradas ainda como entraves para o aluno optar pelo EaD estão sendo minimizados com o uso destas ferramentas, onde apresenta uma aproximação entre os alunos e os conteúdos disciplinares ofertados pelas instituições e também demonstram uma visão de maior comodidade para entendimento e absorção dos conteúdos. Por fim, observa-se que estas ferramentas vêm evoluindo em conjunto com avanço tecnológico e devem ampliar ainda mais estes benefícios de interatividade entre alunos X professores X instituições no Brasil.

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Publicado

17-11-2019

Como Citar

JUNGER, . A. P. .; ALCÂNTARA THIMÓTEO, A. C. de; CARVALHO FONTANA, C. G. de .; VIANA, A. .; SILVA DAMATO, F. da. UM ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A TUTORIA EM EAD DOS NATIVOS DIGITAIS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10111, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23393. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos