CASOS DE ENSINO EM GESTÃO DE VENDAS: DE BONÉ TAMBÉM SE FAZ GOL

Autores

  • Gilvanise Borba Maia Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

APL de bonelaria do Seridó; Seridó Potiguar; Vendas; Marketing; Identificação de ameaças; Oportunidade de negócios.

Resumo

As empresas que integram o APL de bonelaria do Seridó pretendem inserir seus produtos no evento mobilizador da Copa 2014, e diante do inusitado da situação, pois nunca vivenciaram situação parecida, se questionam sobre a melhor forma de incrementar as vendas, considerando a sustentabilidade das vendas após a realização dos jogos.O APL é composto por 80 empresas fabricantes de bonés, nos municípios de Caicó, Serra Negra do Norte e São José do Seridó, e por 14 empresas fornecedoras de matérias-primas e acessórios. Integram a rede de parceiros do APL a Associação Seridoense dos Fabricantes de Bonés, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, a Secretaria de  Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC/RN, Banco do Brasil S.A., Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN, Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Faculdade Católica Santa Teresinha – FCST, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE.O caso retrata uma situação real vivida pelos produtores de bonés do Seridó Potiguar e foi construído com base em informações colhidas em publicações, conversas com envolvidos e observações dos fatos, sendo o mesmo, indicado para ser utilizado por alunos de graduação dos cursos de administração, gestão de negócios, marketing e turismo. Tem por objetivo fazer os alunos refletirem sobre a temática: vendas, marketing e identificação de ameaças e aproveitamento de oportunidade de negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Mapa de oportunidades para às micro e pequenas empresas nas cidades sede, Relatório Natal. Fundação Getúlio Vargas, 2011.

CASTRO, Luiz Humberto de. Arranjo Produtivo Local. Brasília: SEBRAE, 2009.

Termo de referência para atuação do Sistema SEBRAE em arranjos produtivos locais. Brasília: SEBRAE, 2003.

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renee. A estratégia do oceano azul. Campus, 2005.

Downloads

Publicado

17-11-2019

Como Citar

MAIA, G. B. . CASOS DE ENSINO EM GESTÃO DE VENDAS: DE BONÉ TAMBÉM SE FAZ GOL. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10113, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23436. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Casos