CASO DE ENSINO – AS COISAS TÊM FUNCIONANDO ASSIM, NO IMPROVISO

Autores

  • Andréia de Araujo de França Centro Universitário do Rio Grande do Norte
  • Maria Valéria Pereira de Araújo Centro Universitário do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Profissionalização; Planejamento; Organização; Controle; Empresa Familiar.

Resumo

O Sr Luis conseguiu durante 29 anos exercer sua atividade de reformador de estofados sem que o Atelier Milenium tivesse um sistema organizado de registro e controle de dados, ou seja, nunca mensurou quanto de lucro ou prejuízo alcança no final de exercício financeiro, ou a qualidade de serviço em relação aos concorrentes, nunca fez nenhum tipo de propaganda de seus serviços, entre outras atividades fundamentais à sobrevivência de qualquer organização. Este caso é relatado pelo ponto de vista da filha do Sr Luis, a Ananda que agora tem a missão de desenvolver uma empresa começando praticamente do zero, descreve uma situação legítima, que teve início no segundo semestre de 2014 em uma empresa de serviços de reforma de estofados. Os dados e informações adquiridos são de caráter primário, sendo utilizadas técnicas de observação e participação. Este caso real poderá servir de base para conduzir discussões em salas de aulas nos cursos de graduação e pós-graduação que tratem os assuntos ligados à Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas – O Novo Papel do Recursos Humanos na Organização - Rio de Janeiro : Campus, 1999. P. 176 e 317.

______________Introdução à Teoria Geral da Administração: Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações - 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.p 7.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Harbra, 2010.

LEUTHESSER, L.; KOHLI C. Corporate Identity: The Role of Mission Statements. Business Horizons, Greenwich, v. 40, n. 3, 1997.p.59

ROCHA. C. H. M. A profissionalização da gestão das empresas familiares num contexto de mudança: um estudo de caso no setor têxtil. Revista Múltipla, Brasília, n. 7, Dez.2001.

VIANA, João José. Administração de materiais. São Paulo: Atlas S. A. 2002.

Downloads

Publicado

17-11-2019

Como Citar

DE FRANÇA, A. de A. .; DE ARAÚJO, M. V. P. . CASO DE ENSINO – AS COISAS TÊM FUNCIONANDO ASSIM, NO IMPROVISO. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10114, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23438. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Casos