INFORMÁTICA E FILOSOFIA: O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COMPUTACIONAL COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • João Uilson Vieira Filho Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Ronilson de Souza Lopes Instituto Federal do Amazonas
  • Max Leandro de Araújo Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Ítajuba

Palavras-chave:

Educação e tecnologia; Mediação; Ensino e aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir uma proposta didático-pedagógica, realizada no Campus Avançado de Carmo de Minas, sob o viés construtivista de Vygotsky. A proposta consiste em um Projeto realizado pelo professor de filosofia e seus alunos, visando a integração entre informática e filosofia, por meio do desenvolvimento de um jogo computacional, pensando o processo de aprendizagem. A discussão desta proposta vem responder ao seguinte problema de pesquisa: é possível estudar e aprender filosofia por meio do desenvolvimento de um jogo eletrônico, utilizando linguagem de programação? A análise se deu por meio de uma revisão de literatura e pela resposta de um questionário aplicado aos alunos com questões objetivas e uma discursiva. Com base no referencial teórico, onde autores fazem uma defesa do uso das tecnologias no ambiente educacional formal, entende-se a plausibilidade da realização do Projeto em destaque, sobretudo, pela implementação na sala de aula das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Portanto, esta pesquisa, possibilita uma reflexão aberta aos leitores, professores, alunos e pesquisadores, sobre os benefícios, como os facilitadores, isto é, a acessibilidade aos meios tecnológicos, e os desafios em fazer uso das TDIC como mediação no ensino e aprendizagem.

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Publicado

17-11-2019

Como Citar

VIEIRA FILHO, J. U. .; SOUZA LOPES, R. de .; ARAÚJO BRITO, M. L. de; SHITSUKA, R. . INFORMÁTICA E FILOSOFIA: O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COMPUTACIONAL COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10117, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23467. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos