INFORMÁTICA E FILOSOFIA: O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COMPUTACIONAL COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação e tecnologia; Mediação; Ensino e aprendizagem.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir uma proposta didático-pedagógica, realizada no Campus Avançado de Carmo de Minas, sob o viés construtivista de Vygotsky. A proposta consiste em um Projeto realizado pelo professor de filosofia e seus alunos, visando a integração entre informática e filosofia, por meio do desenvolvimento de um jogo computacional, pensando o processo de aprendizagem. A discussão desta proposta vem responder ao seguinte problema de pesquisa: é possível estudar e aprender filosofia por meio do desenvolvimento de um jogo eletrônico, utilizando linguagem de programação? A análise se deu por meio de uma revisão de literatura e pela resposta de um questionário aplicado aos alunos com questões objetivas e uma discursiva. Com base no referencial teórico, onde autores fazem uma defesa do uso das tecnologias no ambiente educacional formal, entende-se a plausibilidade da realização do Projeto em destaque, sobretudo, pela implementação na sala de aula das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Portanto, esta pesquisa, possibilita uma reflexão aberta aos leitores, professores, alunos e pesquisadores, sobre os benefícios, como os facilitadores, isto é, a acessibilidade aos meios tecnológicos, e os desafios em fazer uso das TDIC como mediação no ensino e aprendizagem.
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