A Utilização da Tecnologia no Ensino de Matemática para Pessoas com Deficiência Visual

Autores

Palavras-chave:

Deficiência Visual; Cego; Ensino; Tecnologias de Comunicação com Deficientes.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar abordagens para ensino de estudantes com deficiência visual no campo da matemática, sua ocorrência, tipos e frequência de utilização. Através de uma análise bibliométrica auferida nos XII e XIII encontros Nacionais de Ensino de Matemática. O trabalho relaciona as práticas no ensino da matemática para estudantes PCDs Visuais que necessitam ser conhecidas e divulgadas e, talvez assim, aproximar os engajados nessa difícil tarefa e dar-lhes ferramentas para seu sucesso. Além disso, serão mostradas as principais tecnologias e métodos de ensino para o público citado apresentados nas edições XII (2016) e XIII (2019) do ENEM, que é promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Matemática – SBEM. Estão relacionadas ainda as principais instituições educacionais que desenvolvem tais trabalho, bem como os principais pesquisadores engajados no tema. Em seu desenvolvimento pode-se notar também a ligação do ensino de PCDs e os processos compensatórios discutidos por Vygotski. Traz por fim um resgate das políticas públicas que definem como prioritária a formação docente é relacionada. Como resultado, a pesquisa demonstra a polarização de pesquisas em algumas instituições de ensino superior, onde as de origem pública são maioria. A mesma situação de polarização ocorre quanto às possibilidades tecnológicas, notando-se que Técnicas de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores dominam os temas em discussão. Tudo isso é corroborado pela ligação da tríade: Professor, Técnica e Aluno. Onde, o último citado é o determinante para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma efetiva e o conhecimento especifico que o docente apresenta de tal aluno também determina tal sucesso.

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Publicado

03-03-2021

Como Citar

SOUZA, V. de; JUNGER, A. P. .; AMARAL, L. H. . A Utilização da Tecnologia no Ensino de Matemática para Pessoas com Deficiência Visual. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23927, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23927. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais