Transformação Digital no Marketing de Relacionamento em uma Empresa de Telecomunicações e TI

Autores

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento; Transformação Digital; Inovação; Telecomunicações.

Resumo

Este estudo de caso demonstra o cenário de transformação de uma empresa prestadora de serviços de telecomunicação e tecnologia da informação, tanto no modelo de atuação de mercado quanto na forma de relacionamento com os clientes empresariais. Na tentativa de modernizar e melhorar sua eficiência, qualidade e agilidade na prestação de serviços, a empresa elaborou um portal de autosserviço para o cliente empresarial, reestruturando sua forma de atendimento tornando-a mais digital. Dessa forma, o objetivo deste caso para ensino é proporcionar a discussão a respeito da importância do Marketing de Relacionamento para as organizações e como a transformação digital pode contribuir nessa estratégia. Ao apresentar a situação, o contexto de mudança, o planejamento, a execução e apresentação do novo portal, bem como as dificuldades encontradas, o caso contribui para o desenvolvimento de novos conceitos, visão empresarial e prática aliada à teoria por parte dos estudantes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing contemporâneo. 12. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

CASCIO, W. F.; MONTEALEGRE, R. How Technology is Changing Work and Organizations. The Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, p. 349-375, 2016.

ERNST, H.; HOYER, W. D.; KRAFFT, M.; KRIEGER, K. Customer relationship management and company performance — the mediating role of new product performance. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 39, n. 2, p. 290-306, 2011.

GREENBERG, P. CRM na Velocidade da Luz. Hsm Management – Book Summary 2, p. 4-21, 2001.

GORDON, I. Marketing de Relacionamento. São Paulo: Editora Futura, 2002.

HENDRIYANI, C.; AULIANA, L. Transformation from relationship marketing to electronic customer relationship management: a literature study. Review of Integrative Business and Economics Research, v. 7, 2018.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2005.

KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LIN, R.; CHEN, R.; CHIU, K. K. Customer relationship management and innovation capability: an empirical study. Industrial Management & Data Systems, v. 110, n. 1, p. 111-133, 2010.

LING-YEE, L. Marketing metrics’ usage: Its predictors and implications for customer relationship management. Industrial Marketing Management, v. 40, n. 1, p. 139-148, 2011.

STONE, B.; JACOBS, R. Successful Direct Marketing Methods: McGraw-Hill Education, 2007.

TEKIC, Z.; KOROTEEV, D. From disruptively digital to proudly analog: A holistic typology of digital transformation strategies. Business Horizons, v.62, p.683–693, 2019.

VERHOEF, P. C.; BROEKHUIZEN, T.; BART, Y.; BHATTACHARYA, A.; DONG, J. Q.; FABIAN, N.; HAENLEIN, M. Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, v.122, p.889–901, 2021.

VIAL, G. Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, v.28, p.118–144, 2019.

Downloads

Publicado

26-03-2021

Como Citar

CALIXTO, A. E. P. .; FREITAS, V.; BASTOS, T. E. F. .; PAULA, V. A. F. de . Transformação Digital no Marketing de Relacionamento em uma Empresa de Telecomunicações e TI. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e24114, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24114. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Casos