O Currículo Escolar (des)velado no campo da Educação Especial: reflexões para o ensino em turmas comuns

Autores

Palavras-chave:

Currículo Escolar; Educação Especial; Ensino; Deficiência; Inclusão.

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar resultado de estudo vinculado ao Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), realizado nos anos de 2019 e 2020. Com centralidade nas concepções de currículo e Educação Especial presentes nas publicações da Revista Currículo sem Fronteiras, nos últimos cinco anos, atém-se a compartilhar resultados relacionados às propostas de ensino para turmas comuns das escolas regulares no âmbito das pesquisas identificadas, bem como possibilidades de sua aplicabilidade em outros contextos educacionais. Com base metodológica em um Estado da Arte, o estudo revelou como a discussão curricular atrelada ao desafio da inclusão de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades/superdotação, estudantes público alvo da Educação Especial, necessita ser ampliada, haja vista sua problematização cooperar para a visibilidade de identidades antes obliteradas e infinitas oportunidades de participação no currículo escolar. Outrossim, a concepção de deficiência, à luz dos constructos teóricos, apresentou-se como central para o entendimento acerca de propostas de ensino sob a vertente inclusiva. A análise possibilitou concluir sobre a imprescindibilidade das escolas oferecerem um currículo comum a todos os estudantes, com atenção às especificidades de cada um, dando condições de aprendizagem igualitária e democrática. Ademais, as possibilidades de ampliação da discussão, não apenas em periódicos restritos ao campo do conhecimento da Educação Especial, assinalam a atualidade da temática e continuidade de estudos na área.

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Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI Serrinha. Professora permanente do Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS). Orientadora de Iniciação Científica. Professora da Prefeitura Municipal de Feira de Santana-Ba. 

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Publicado

26-04-2021

Como Citar

ARAÚJO, E. C. do C.; SOARES, M. T. N. . O Currículo Escolar (des)velado no campo da Educação Especial: reflexões para o ensino em turmas comuns. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e24440, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24440. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais