O Currículo Escolar (des)velado no campo da Educação Especial: reflexões para o ensino em turmas comuns

Autores

Palavras-chave:

Currículo Escolar; Educação Especial; Ensino; Deficiência; Inclusão.

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar resultado de estudo vinculado ao Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), realizado nos anos de 2019 e 2020. Com centralidade nas concepções de currículo e Educação Especial presentes nas publicações da Revista Currículo sem Fronteiras, nos últimos cinco anos, atém-se a compartilhar resultados relacionados às propostas de ensino para turmas comuns das escolas regulares no âmbito das pesquisas identificadas, bem como possibilidades de sua aplicabilidade em outros contextos educacionais. Com base metodológica em um Estado da Arte, o estudo revelou como a discussão curricular atrelada ao desafio da inclusão de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades/superdotação, estudantes público alvo da Educação Especial, necessita ser ampliada, haja vista sua problematização cooperar para a visibilidade de identidades antes obliteradas e infinitas oportunidades de participação no currículo escolar. Outrossim, a concepção de deficiência, à luz dos constructos teóricos, apresentou-se como central para o entendimento acerca de propostas de ensino sob a vertente inclusiva. A análise possibilitou concluir sobre a imprescindibilidade das escolas oferecerem um currículo comum a todos os estudantes, com atenção às especificidades de cada um, dando condições de aprendizagem igualitária e democrática. Ademais, as possibilidades de ampliação da discussão, não apenas em periódicos restritos ao campo do conhecimento da Educação Especial, assinalam a atualidade da temática e continuidade de estudos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI Serrinha. Professora permanente do Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS). Orientadora de Iniciação Científica. Professora da Prefeitura Municipal de Feira de Santana-Ba. 

Referências

AMARAL, Lígia Assumpção. Conhecendo a Deficiência (em Companhia de Hércules). São Paulo: Robes Editorial, 1995.

________. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Julio Groppa. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

________. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial, Brasília: MEC / SEF/SEESP, 2008.

________. Lei nº 13.416, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, 2015.

________. Decreto nº 10. 502, de 30 de setembro de 2020. Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10502.htm>. Acesso em: 24 de nov. de 2020.

BRITO, Eliana Póvoas Pereira Estrela. O currículo do ensino médio baiano: entre a formação integral e a valorização das diferenças. In: Currículo sem Fronteiras. v. 18, n. 3, p. 1003-1024, set./dez. 2018. Disponível em:< http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/brito.pdf>. Acesso em: 04 de jan de 2020.

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos, 324.).

DINIZ, Débora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 6, n. 11, p. 65-77, dez. 2009.

FERREIRA, Maria Cecília Carareto; FERREIRA, Júlio Romero. Sobre inclusão, políticas públicas e práticas pedagógicas. In: LAPLANE, Adriana Lia Friszman de (Org.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 21-48. (Coleção educação contemporânea.).

FERREIRA, Maria Elisa Caputo; GUIMARÃES, Marly. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “ESTADO DA ARTE”. Educação e Sociedade, n° 79, agosto de 2002.

FIGUEIRA, Emílio. Caminhando em silêncio: uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil. São Paulo: Giz Editora, 2008.

JANNUZZI, Gilberta S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção educação contemporânea.).

KIPPER, Daiane; OLIVEIRA, Cláudio José; THOMA, Adriana da Silva. Práticas visuais nas aulas de matemática com alunos surdos: implicações curriculares. In: Currículo sem Fronteiras. v. 15, n. 3, p. 832-850, set./dez. 2015. Disponivel em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss3articles/kipper-oliveira-thoma.pdf>. Acesso em: 04 de jan de 2020.

MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de deficiência: A questão da inclusão social. Revista São Paulo em perspectiva. Vol. 14. n. 2 Abr/jun2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200008 Acesso em: 17 de mar de 2020.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Traduções para as palavras diferença/deficiência: Um convite à descoberta. In: MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva (org). Reflexões sobre a diferença: Uma introdução à educação especial. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002, p. 21-34.

MURA, Antonello; ZURRO, Antioco Luige. Inclusão Escolar: A perspectiva italiana analisada em estudo sobre a percepção de professores. In: Currículo sem Fronteiras. v. 16, n. 2, p. 364-375, maio/ago. 2016. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss2articles/mura-zurru.htm>. Acesso em: 04 de jan de 2020.

SAMPAIO, Marta; LEITE, Carlinda. A territorialização das políticas educativas e a justiça curricular: o caso TEIP em Portugal. In: Currículo sem Fronteiras. v. 15, n. 3, p. 715-740, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss3articles/sampaio-leite.pdf. Acesso em: 04 de jan. de 2020.

SILVA, Glaucia Eunice Gonçalves da. Currículo e deficiência intelectual: produções discursivas no contexto escolar. In: Currículo sem Fronteiras. v. 17, n. 3, p. 814-832, set./dez. 2017. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/glauciasilva.pdf>. Acesso em: 04 de jan de 2020.

SILVA, Luciene M da. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. v. 11 n. 33 set./dez. 2006. Revista Brasileira de Educação. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a04v1133.pdf> Acesso em: 18 de mar de 2020.

SOARES, Marcia Torres Neri. Currículo escolar e inclusão de estudantes com deficiência: diálogos com uma escola pública. 2015. 314 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

________. Sobre (In)visibilidades no currículo escolar: a zona flutuante da escolarização de estudantes com deficiência. Curitiba: CRV, 2020.

ULLRICH, Wladimir; VASQUES, Carla K. O outro na educação especial: uma abordagem pela lente do reconhecimento. In: Currículo sem Fronteiras. v. 17, n. 2, p. 290-314, maio/ago. 2017. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss2articles/ullrich-vasques.pdf>. Acesso em: 04 de jan de 2020.

UNESCO (1994). Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais.

VIEIRA, Alexandro Braga. Currículo e Educação Especial: as ações da escola a partir dos diálogos cotidianos. 2012. 327 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Espírito Santo, Vitória, 2012.

Downloads

Publicado

26-04-2021

Como Citar

ARAÚJO, E. C. do C.; SOARES, M. T. N. . O Currículo Escolar (des)velado no campo da Educação Especial: reflexões para o ensino em turmas comuns. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e24440, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24440. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais