Análise fisico quimica do leite de soja para lactentes de até um ano de idade

Autores

Palavras-chave:

Leite de soja; Fórmulas infantis; Análise físico-química.

Resumo

As fórmulas de soja, atualmente, são indicadas para o tratamento de lactentes no segundo semestre de vida com suspeita de alergia ao leite de vaca do tipo IgE- mediada. No entanto, alguns estudos sobre farmacoeconomia mostraram que as fórmulas de soja são utilizadas, na prática, também em pacientes com alergia ao leite de vaca não mediada pela IgE. O presente estudo tem como objetivos: realizar o controle de qualidade do leite de soja para o consumo de lactentes com até um ano de idade; averiguar a estabilidade físico-química de fórmulas infantis derivadas do leite de soja; analisar se o tipo de água que foi utilizada pode ter influência no preparo de fórmulas infantis a base de soja; constatar por quanto tempo após o preparo das fórmulas infantis pode ocorrer a variação de cor; avaliar se existe variação de pH de acordo com o tempo após o preparo de fórmulas infantis do leite de soja; verificar se a viscosidade tem influência após o preparo de fórmulas infantis a base de soja. Trata- se de um estudo transversal do tipo explicativa, de método experimental e caráter quantitativo realizado no Laboratório Multidisciplinar do Centro Universitário Unifacid Wyden através da análise de duas marcas de leite de soja adquiridas em farmácia de referência em Teresina PI, sendo as amostras preparadas de acordo com a rotulagem de cada produto as quais foram submetidas a análise de cor, PH e prova de reconstituição e/ou estabilidade. As fórmulas infantis à base de soja são uma alternativa para os lactentes que apresentam alergia à proteína do leite de vaca. O estudo com o preparo com água filtrada e fervida e com água mineral revelou que as alterações são mínimas e que o preparo. Esse estudo é representativo para a área farmacêutica porque muitos pais buscam o profissional farmacêutico sobre a melhor marca, a melhor aceitabilidade, poucos efeitos adversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, R.B; NICOLU, E. S.; CABRAL, J.F; SILVA, M, A, P. ESTRUTURA E ESTABILIDADE DAS MICELAS DE CASEÍNA DO LEITE BOVINO

BRASIL. Resolução nº 43, de 2011 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do artigo 11 do Regulamento aprovado pelo Decreto n°. 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso II e nos §§ 1º e 3º do artigo 54 do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº. 354 da ANVISA, de 11 de agosto de 2006, republicada no DOU de 21 de agosto de 2006.

COULTATE, T.; BLACKBURN, R. S. Food colorants: their past, present and future.

EPIFANIO, Matias. Componentes das fórmulas infantis: o que temos no horizonte? International Journal Of Nutrology. Ribeirão Preto, p. 313-315. Mar. 2017.

GOMES, V. P.; SILVA, M. T.; GALVAO, T. F. Prevalência do consumo de medicamentos em adultos brasileiros: uma revisão sistemática. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 8, p. 2615-2626, ago. 2017.

LOPEZ, F.A., CAMPOS JR, D. Tratado de pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria. Editora Manole. 1 ª edição. pg 2019.

MARTINS, N.; RORIZ, C. L.; MORALES, P; BARROS, L.; FERREIRA, I. C. F. R. Food colorants: Challenges, opportunities and current desires of agro-industrial to ensure consumer expectations and regulatory practices. Trends in Food Science & Technology,v.52, p.1-15, 2016

MAXIMO, S. A.; ANDREAZZA, R., CECILIO, L. C. de O. Assistência farmacêutica no cuidado à saúde na Atenção Primária: tão perto, tão longe. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, 2020.

PENNA, F.J.; NORTON, R.C.; CARVALHO, A.S.T.; POMPEU, B.C.T.; PENNA, G.C.; FERREIRA, M.F.; DUQUE, C.G. COUTO, J.; MAIA, J.X.; FLORES, P.; SOARES, J.R. Comparação entre uma fórmula infantil pré-espessada e fórmula de espessamento caseiro no tratamento do refluxo gastresofágico. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, 2013.

SILVA, M.L.C; SPERIDIÃO, G.L; MARCIANO. AMANANCIO, O.M.S; MORAIS, T. B; MORAIS, M.B. Efeitos de bebida e de fórmula de soja no crescimento, peso e umidade fecal: estudo experimental em ratos. Porto Alegre 2015.

Downloads

Publicado

16-06-2021

Como Citar

ABREU, H. M.; MENDES, A. L. R. .; MELO, S. M. . Análise fisico quimica do leite de soja para lactentes de até um ano de idade. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e24633, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24633. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde