Elementos motivadores de coopetição entre organizações: um estudo multicasos no setor de serviços
Palavras-chave:
Competição; Coopetição; Motivações; Benefícios.Resumo
O objetivo deste estudo delimita-se na busca pela compreensão dos elementos motivadores responsáveis pela formação de relações de coopetição entre empresas. Utilizando do método multicasos, são apresentadas duas relações de coopetição do setor de prestação de serviços do Sul do Brasil: uma situada nicho de manutenção de impressoras e outra no fornecimento de softwares e sistemas de automação comercial. Os resultados apresentam que no setor de manutenção de impressoras a relação coopetitiva derivou na compra de uma empresa pela outra, de forma amigável e estratégica para ambas as organizações. No setor de softwares e automação a relação coopetitiva entre as empresas demonstrou que os principais frutos das uniões estão relacionados ao compartilhamento da carteira de clientes, na melhoria dos serviços prestados e no fortalecimento destas empresas frente a possíveis competidores entrantes no mercado.
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