Elementos motivadores de coopetição entre organizações: um estudo multicasos no setor de serviços

Autores

Palavras-chave:

Competição; Coopetição; Motivações; Benefícios.

Resumo

O objetivo deste estudo delimita-se na busca pela compreensão dos elementos motivadores responsáveis pela formação de relações de coopetição entre empresas. Utilizando do método multicasos, são apresentadas duas relações de coopetição do setor de prestação de serviços do Sul do Brasil: uma situada nicho de manutenção de impressoras e outra no fornecimento de softwares e sistemas de automação comercial. Os resultados apresentam que no setor de manutenção de impressoras a relação coopetitiva derivou na compra de uma empresa pela outra, de forma amigável e estratégica para ambas as organizações. No setor de softwares e automação a relação coopetitiva entre as empresas demonstrou que os principais frutos das uniões estão relacionados ao compartilhamento da carteira de clientes, na melhoria dos serviços prestados e no fortalecimento destas empresas frente a possíveis competidores entrantes no mercado.

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Biografia do Autor

Suelen Geíse Telocken, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Gestão Competitiva e Business Inteligence (BI) pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e Graduada em Administração pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Cristiano Silveira Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), MBA Executivo Internacional com ênfase em Gestão pela University of California, Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (UFN).

Fábio Dal-Soto, Universidade de Cruz Alta

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Jocias Maier Zanatta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, e Bacharel em Administração pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM).

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Ismael Alan Halberstadt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando e Mestre em Adminsitração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

15-07-2021

Como Citar

TELOCKEN, S. G.; SANTOS, C. S. .; DAL-SOTO, F. .; ZANATTA, J. M. .; ZALUSKI, F. C.; HALBERSTADT, I. A. Elementos motivadores de coopetição entre organizações: um estudo multicasos no setor de serviços. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e25607, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/25607. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais