Food & Friends
Palavras-chave:
Gestão Empresarial; Pequenas Empresas; Estratégia.Resumo
O caso para ensino “Food & Friends”, aborda uma situação ficcional de uma lanchonete de Fast Food em seu crescimento, demonstrando os impasses durante tal processo como também os conflitos encontrados mediante a modernização da imagem e processos da empresa, na busca de se atualizar as tendências do mercado. O caso apresenta como principal dilema as dificuldades encontradas na aplicação de estratégias para crescimento/expansão do empreendimento, abordando também problemáticas nas áreas de logística e marketing. O presente caso é baseado em informações secundarias de diferentes empresas, sendo inseridos também elementos ficcionais. Este servirá de apoio para pequenas empresas e poderá ser aplicado em sala de aula nos cursos de graduação em Administração e Marketing e em oficinas temáticas.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Haroldo Santos. Como elaborar um planejamento para abertura de empresas. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2013. Disponível em: <https://origin.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/Gestao-e-Comercializacao-Como-elaborar_Planejamento-de-Abertura-de-Empresas.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2021.
CARVALHO, Felipe Fischer Costa. Estratégias de Crescimento Empresarial: um estudo de caso da cafeteria São Paulo. 2016. 76 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
CAVALCANTI, Maria da Conceição; MONTEIRO, Emmanuel Aldano de França; MELQUÍADES, Thiago Freire. Uma análise quanto à mudança na localização e instalações físicas em uma empresa do setor de transporte e logística em João Pessoa - PB. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7., Palmas. Anais… Palmas: IFTO, 2012. Disponível em: <https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/342/2629>. Acesso: 30 mai. 2021.
CORREIA NETO, Jocildo Figueiredo. Elaboração e avaliação de projetos de investimento: considerando o risco. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
FERNANDES, Douglas et al. O papel da logística nas organizações: um estudo de caso em uma distribuidora de alimentos. Colloquium Humanarum, [S.L.], v. 10, n. especial, p. 190-195, 25 out. 2013.
GONÇALVES, Adriana. Canvas: Como estruturar seu modelo de negócios. Sebrae, 2019. Disponível em: https://www.sebraepr.com.br/canvas-como-estruturar-seu-modelo-de-negocios/. Acesso em: 28 jul. 2021.
MACHADO, Hilka Pelizza Vier. Crescimento de pequenas empresas: revisão de literatura e perspectivas de estudos. Gestão & Produção, São Carlos, v. 23, n. 2, p. 419-432, 17 maio 2016.
PONTES, Nícolas Gonçalves. Imagem e identidade de marca: um estudo de congruência no varejo de moda. 2009. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2298/61070100597.pdf>. Acesso em: 30 maio 2021.
RASLAN, Eliane Meire Soares. Posicionamento, identidade e visibilidade da marca. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 2, n. 1, p. 136-151, jul. 2014. ISSN 2318-406X. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/4467>. Acesso em: 30 mai. 2021.
ROSSI, Carolina Silva. O papel da identidade visual e do design na comunicação com empregados. In: MANSI, Viviane; CARRAMENHA, Bruno; PAULA, Mônica (org.). Comunicação com Líderes e Empregados. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2007. p. 134-138. Disponível em: <https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2017/03/ComunicacaoLideresEEmpregados-II.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2021.
SEBRAE. Crie novos modelos de negócios com o Sebrae Canvas. Disponível em: https://sebraecanvas.com/#/?checkedSAS=true. Acesso em: 28 jul. 2021.
SFREDO, Janine Mattana et al. Análise de fatores relevantes quanto à localização de empresas: comparativo entre uma indústria e uma prestadora de serviços com base nos pressupostos teóricos. In: XXVI ENEGEP, 26., 2006. Fortaleza. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2006. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR530355_8296.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2021.