Roda De Conversa Virtual Com Idosos Em Tempos De Pandemia: Experiência Da Residência Multiprofissional

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Idoso; Pandemia.

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de uma equipe de programa Residência Multiprofissional em saúde da Famíla e Comunidade em ações de educação em saúde a idosos, utilizando-se como abordagem a roda de conversa vitual. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, referente a roda de conversa virtual realizada por residentes em saúde da família e comunidade, das categorias de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia com ênfase na população idosa. As rodas de conversas foram realizadas nos período de fevereiro a março de 2021 com em média 50 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) de Teresina – Piauí. Resultados e Discussão: A roda de conversa virtual foi exitosa e contribuiu para a discussão abrangente de todas as temáticas postas sobre o olhar multiprofissional. A necessidade da continuidade do cuidado, e de levar educação em saúde a população de forma segura utilizando do modo digital, permitiu maior alcance de informação, possibilitando a disseminação de conteúdo para os idosos, proporcionando momentos de socialização, conscientização e compartilhamento a este extrato da sociedade. Conclusão: Diante do isolamento social pela pandemia da COVID-19, os profissionais residentes e o público idoso tiveram o desafio de se readaptar, reinventar e aprender as novas formas de comunicação e cuidado em saúde, pelas ações por meio virtual, caracterizando-se como uma ferramenta eficaz para estimular o isolamento social e a promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL . Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde . Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília: MS; 2006.

COUTO, Vanessa Brito Miguel et al. “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 1, p. 30-37, 2017.

DA SILVA, Juliana Rafaela Andrade et al. Educação em saúde na estratégia de saúde da família: percepção dos profissionais. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 28, n. 1, p. 75-81, 2015.

FELIPE MCP, MELO RHV, VILAR RLA. Roda de conversa: diálogo que (re)orienta a práxis. In: Brasil. Ministério da Saúde. II Mostra nacional de produção em saúde da família: trabalhos premiados. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. p.193-202.

FREIRE P. Pedagogia do Oprimido. 63ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2020.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 45ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA. Departamento de Nutrição. Instrutivo para Elaboração de Relato de Experiência. Estágio em Nutrição em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - Campus Governador Valadares, 2017.

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 95, 2014.

ROSA, Carlos Mendes et al. RODA DE CONVERSAS COM IDOSOS: O DIÁLOGO COMO TERAPIA. Capim Dourado: Diálogos em Extensão, v. 3, n. 1, p. 120-132, 2020.

RUMOR, Pamela Camila Fernandes et al. A promoção da saúde nas práticas educativas da saúde da família. Cogitare Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 674-680, 2010.

SAMPAIO, Juliana et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saude: uma experiencia com jovens no sertao Pernambucano. Interface: Comunicação Saúde Educação, v. 18, n. 51, p. 1299-1312, 2014.

SOUZA, Aline Corrêa de et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. vol. 26, n. 2, p. 147-153, 2005.

SOUZA; CADETE. Roda de conversa: ferramenta pedagógica para a compreensão dos problemas alimentares contemporâneos, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 10, p. 1 – 15, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 95, 2014.

ROSA, Carlos Mendes et al. RODA DE CONVERSAS COM IDOSOS: O DIÁLOGO COMO TERAPIA. Capim Dourado: Diálogos em Extensão, v. 3, n. 1, p. 120-132, 2020.

RUMOR, Pamela Camila Fernandes et al. A promoção da saúde nas práticas educativas da saúde da família. Cogitare Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 674-680, 2010.

SAMPAIO, Juliana et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saude: uma experiencia com jovens no sertao Pernambucano. Interface: Comunicação Saúde Educação, v. 18, n. 51, p. 1299-1312, 2014.

SOUZA, Aline Corrêa de et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. vol. 26, n. 2, p. 147-153, 2005.

SOUZA; CADETE. Roda de conversa: ferramenta pedagógica para a compreensão dos problemas alimentares contemporâneos, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 10, p. 1 – 15, 2017.

Downloads

Publicado

16-09-2021

Como Citar

SANTANA, G. de M. .; ALVES, N. S. .; SOARES, S. S. .; SILVA, A. de O.; LIMA, A. C. G. .; TORRES, M. V. . Roda De Conversa Virtual Com Idosos Em Tempos De Pandemia: Experiência Da Residência Multiprofissional. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26231, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26231. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde