Roda De Conversa Virtual Com Idosos Em Tempos De Pandemia: Experiência Da Residência Multiprofissional

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Idoso; Pandemia.

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de uma equipe de programa Residência Multiprofissional em saúde da Famíla e Comunidade em ações de educação em saúde a idosos, utilizando-se como abordagem a roda de conversa vitual. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, referente a roda de conversa virtual realizada por residentes em saúde da família e comunidade, das categorias de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia com ênfase na população idosa. As rodas de conversas foram realizadas nos período de fevereiro a março de 2021 com em média 50 idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) de Teresina – Piauí. Resultados e Discussão: A roda de conversa virtual foi exitosa e contribuiu para a discussão abrangente de todas as temáticas postas sobre o olhar multiprofissional. A necessidade da continuidade do cuidado, e de levar educação em saúde a população de forma segura utilizando do modo digital, permitiu maior alcance de informação, possibilitando a disseminação de conteúdo para os idosos, proporcionando momentos de socialização, conscientização e compartilhamento a este extrato da sociedade. Conclusão: Diante do isolamento social pela pandemia da COVID-19, os profissionais residentes e o público idoso tiveram o desafio de se readaptar, reinventar e aprender as novas formas de comunicação e cuidado em saúde, pelas ações por meio virtual, caracterizando-se como uma ferramenta eficaz para estimular o isolamento social e a promoção da saúde.

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Referências

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Publicado

16-09-2021

Como Citar

SANTANA, G. de M. .; ALVES, N. S. .; SOARES, S. S. .; SILVA, A. de O.; LIMA, A. C. G. .; TORRES, M. V. . Roda De Conversa Virtual Com Idosos Em Tempos De Pandemia: Experiência Da Residência Multiprofissional. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26231, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26231. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde