Logística reversa: a destinação acertada de baterias de smartphones no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Baterias; CONAMA; Logística reversa; Responsabilidade compartilhada; Smartphones.

Resumo

O Brasil é o primeiro país da América Latina a ter uma legislação para a regulamentação do descarte e tratamento de pilhas e baterias. A Resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelece limites de concentração de metais pesados em pilhas e baterias para que elas possam ser dispostas com o lixo doméstico. Para que a disposição seja eficiente, faz-se necessário que todos os intervenientes envolvidos adotem ações sustentáveis, como a logística reversa, e se dediquem ao máximo para realizar a sua parte. As perguntas que fomentaram essa pesquisa são: as empresas brasileiras praticam logística reversa para a coleta de baterias de smartphones? Se elas praticam, como a logística reversa é implementada? Nesse contexto, o principal objetivo é saber se as empresas brasileiras empregam a logística reversa na coleta de baterias de smartphones no Brasil. A metodologia aplicada na pesquisa é do tipo exploratória qualitativa. Pesquisou-se publicações em sites e portais de serviços de coletas de baterias de Smartphones e de regulamentações brasileiras para os tópicos da pesquisa. O principal tópico da pesquisa é saber se as empresas brasileiras aplicam a logística reversa quanto às baterias de Smartphones. Durante a investigação foram procuradas inferências válidas de textos para os contextos da logística inversa e da eliminação de baterias de Smartphones. Para a coleta de dados da investigação, foi realizada uma análise prévia, além da análise do material e do tratamento dos resultados, a inferência. De acordo com os resultados da pesquisa obtida, os principais produtores e fornecedores de smartphones, bem como as operadoras de telefonia no Brasil cumprem o seu papel na estruturação e implementação de sistemas de logística reversa, além de disponibilizarem pontos de eliminação de baterias de smartphones. Contudo, um dos pontos fracos da logística reversa empregada é a sua pouca divulgação aos consumidores dos locais de descarte e coleta adequados e que são indicados pelas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Julian de Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

Graduanda em engenharia de materiais pelo Instituto de Engenharias Integradas da Universidade Federal de Itajubá.

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

Professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Curso de Engenharia dos Materiais. Doutor em Ciências, Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) com doutorado em cotutela em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2011), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Associado à ABM: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME: Sociedade Mineira de Engenheiros.

Max Leandro de Araújo Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), graduação em Biologia - Claretiano Centro Universitário (2018), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC (2014). Atualmente é professor ajunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem interesse nas várias vertentes do pensamento crítico de Ivan Illich, a saber, gestão, educação, religião, energia, logística, meio ambiente, saúde, câncer. 

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá

Graduou-se em Letras com Habilitação em Português / Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), obteve título de Mestre em Linguística e Língua Portuguesa (bolsista CAPES) pela mesma instituição (2008). Em seu mestrado, estudou, na Análise do discurso e na Filosofia da Linguagem, a intencionalidade da mente com um enfoque na intencionalidade discursiva em charges políticas, visando identificar a direcionalidade semântica nesse gênero textual. Em 2013, concluiu doutoramento em Linguística e Língua Portuguesa, também pela PUC-MG, investigando a relação da leitura com os processos mnemônicos, em pacientes com Alzheimer. Em 2019, concluiu pós-doutorado em Comunicação e Discursos, na linha de Linguística Cognitiva na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - FUL Portugal, estudando o uso de metáforas conceituais nas Ciências e em discursos sobre sustentabilidade ambiental. Tem experiência na área de Linguística e sua atividade de pesquisa está voltada principalmente para as áreas de: cognição, semântica, comunicação, educação e ensino.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16156: Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Requisitos para a Atividade de Manufatura Reversa. São Paulo: ABNT, 2013. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=196456. Acesso em: 16 ago. 2021.

APPLE. Reciclagem. 2021. Disponível em: https://www.apple.com/br/recycling/. Acesso em 21 de jul. de 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente (MMA). Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução CONAMA Nº 257, de 30 de junho de 1999. Estabelece que pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, tenham os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequados. Disponível em:https://www.ibama.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&legislacao=103583. Acesso em: 16 ago. 2021

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução CONAMA Nº 401, de 04 de novembro de 2008. Estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=589. Acesso em: 16 ago. 2021

BRASIL. Lei Nº 12.305 de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, DF, Planalto, Casa Civil, 2010.

BRITO, Marisa Paula; DEKKER, Rommert. Reverse logistics-a framework. Econometric Institute Research Papers, 2002. Disponível em: https://www.econbiz.de/Record/revlog-the-european-working-group-on-reverse logistics/10005851629. Acesso em 7 de jun. de 2021.

CLARO. Claro recicla. CLARO, 2021. Disponível em: https://www.claro.com.br/institucional/claro-recicla. Acesso em 20 de jul. de 2021.

COUNCIL OF LOGISTICS MANAGEMENT – CLM. Reuse and recycling: reverse logistics opportunities. 1 ed. Illinois: Council of Logistics Management, 1993. 324 p.

CRUZ, C. A. B.; DE SANTANA, R. S.; SANDES, I. S. F. A logística reversa como diferencial competitivo nas organizações. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.6, n.4, Pub.9, outubro 2013. Disponível em: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/revista/64/9.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021

DE BARROS DUARTE, Viviane et al. Responsabilidade Compartilhada: o papel do consumidor no descarto do lixo eletrônico. Revista Augustus, v. 25, n. 50, p. 111-129, 2020.

DEMAJOROVIC, Jacques; MIGLIANO, João Ernesto Brasil. Política nacional de resíduos sólidos e suas implicações na cadeia da logística reversa de microcomputadores no Brasil. Gestão & Regionalidade, v. 29, n. 87, 2013, p. 64-80.

DIAS, Gabriela Figueiredo. Antecedentes da intenção de descarte responsável de smartphones: modelagem e validação empírica. 2020. 165 p. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Natal (RN), 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31517). Acesso em 30 de jul. de 2021.

DOS SANTOS, Daiane Rodrigues; BASTOS, Brena Ramalho; GABRIEL, Julia Barreto. Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones. Brazilian Applied Science Review, v. 2, n. 5, 2018, p. 1566-1578.

FULLER, D. A.; ALLEN, J. Reverse channel systems. Nova Iorque: Haworth Press, 1995.

GM&C SOLUÇÕES EM LOGISTICA REVERSA E RECICLAGEM. Logística reversa. 2021. Disponível em: https://www.gmclog.com.br/site/index.php/servicos/logistica-reversa. Acesso em 21 de jul. de 2021.

GREEN ELETRON. Gestora de logística reversa. 2021. Disponível em: https://www.greeneletron.org.br/. Acesso em 20 de jul. de 2021.

HORI, M. Custos da logística reversa de pós-consumo: um estudo de caso dos aparelhos e das baterias de telefonia celular descartados pelos consumidores. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-13102010-194905/en.php. Acesso em 30 de jul. de 2021.

IBAMA. Instrução Normativa nº 8, de 03 de setembro de 2012. Institui, para fabricantes nacionais e importadores, os procedimentos relativos ao controle do recebimento e da destinação final de pilhas e baterias ou produto que as incorporem. Brasília, DF. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&force=1&legislacao=127860. Acesso em 7 de jun. de 2021.

KRIPPENDORFF, K. Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks, Ca: Sage Publications, 2004.

LACERDA, L. Logística reversa: uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais. COPPEAD/UFRJ, v. 6, 2002. Disponível em: http://etesi.com.br/arq/1-ano/9sem/1-9sem-gestao-ambiental-2.pdf. Acesso em 16 de ago. de 2021.

LAURENCE, Paulo G. et al. Cross-cultural adaptation, factor structure, and evidence of reliability of the Smartphone Addiction Scale in Brazil. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 42, 2020, p. 608-616.

LEITE, P. R. Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade. São Paulo: Editora Ciência Moderna Ltda, 2009.

LG. Coleta Inteligente. LG, 2021. Disponível em: https://www.lg.com/br/suporte/sac/coleta-seletiva. Acesso em 20 de jul. de 2021.

MENDES, Henrique MR; RUIZ, Mauro S.; FARIA, Ana C. Programa ABINEE recebe pilhas (PARP): A implantação e estágio atual da logística reversa de pilhas e baterias. Encontro Nacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Henrique-Mendes-2/publication/295403046_PROGRAMA_ABINEE_RECEBE_PILHAS_PARP_A_IMPLANTACAO_E_ESTAGIO_ATUAL_DA_LOGISTICA_REVERSA_DE_PILHAS_E_BATERIAS/links/56ca2be308ae96cdd06e032d/PROGRAMA-ABINEE-RECEBE-PILHAS-PARP-A-IMPLANTACAO-E-ESTAGIO-ATUAL-DA-LOGISTICA-REVERSA-DE-PILHAS-E-BATERIAS.pdf. Acesso em 21 de jul. de 2021.

MEIRELLES, Fernando. Panorama do uso de TI no Brasil. FGV, 2021. Disponível em:

https://portal.fgv.br/artigos/panorama-uso-tibrasil?utm_source=portalfgv&utm_medium=fgvnoticias&utm_campaign=fgvnoticias-2021-05-25. Acesso em 03 de set. 2021.

MIGUEZ, E. C. Logística reversa como solução para o problema do lixo eletrônico: benefícios ambientais e financeiros. Rio de Janeiro: Qualitymark, v. 99, 2010.

MOI, Paula Cristina Pedroso et al. Lixo eletrônico: consequências e possíveis soluções. Connection line-revista eletrônica do UNIVAG, n. 7, 2014. Disponível em: http://periodicos.univag.com.br/index.php/CONNECTIONLINE/article/view/105. Acesso em 20 de jul. de 2021.

MOTOROLA. Reciclagem. MOTOROLA, 2021. Disponível em: https://www.motorola.com/us/about/recycling-brazil. Acesso em 20 de jul. de 2021.

MUELLER, C. F. LR: meio ambiente e produtividade. Grupo de Estudos Logísticos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. Disponível em: http://www.tecspace.com.br/paginas/aula/faccamp/Rev/Artigo01.pdf. Acesso em 16 de ago. de 2021.

NEVES, Igor Fernando et al. Uso de tecnologias como ferramenta para redução de riscos ocupacionais. Revista Multidisciplinar em Saúde, v. 1, n. 4, p. 33-33, 2020.

ROGERS, D. S.; TIBBEN-LEMBKE, R. S. Going backwards: reverse logistics trends and practices. The University of Nevada, Reno. Center for Logistics Management, Reverse Logistics Council, 1998, p. 2-33.

ROSSINI, Valéria; NASPOLINI, SHDF. Obsolescência programada e meio ambiente: a geração de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Revista de Direito e Sustentabilidade, v. 3, n. 1, 2017, p. 51-71.

SAMSUNG. Programa de Reciclagem Samsung. SAMSUNG, 2021. Disponível em: https://www.samsung.com/br/support/planet-first/. Acesso em 20 de jul. de 2021

SELPIS, A. N.; DE OLIVEIRA CASTILHO, R.; DE ARAUJO, J. A. B. Logística reversa de resíduos eletroeletrônicos. Tekhne e Logos, v. 3, n. 2012, p. 111-128. Disponível em: http://revista.fatecbt.edu.br/index.php/tl/article/view/121. Acesso em 7 de jun. de 2021.

STAFF, L.T. The 4 R's of reverse logistics. 2005. LOGISTICSTODAY. Disponível em: https://www.mhlnews.com/transportation-distribution/article/22042619/the-4-rs-of-reverse-logistics. Acesso em 16 de ago. de 2021.

STOCK, J. R. Development, and implementation of reverse logistics programs. 1 ed. Oak Brook, IL: Council of Logistics Management, 1998. 247 p.

TEIXEIRA, Ricardo Luiz Perez et al. Os discursos acerca dos desafios da siderurgia na indústria 4.0 no Brasil. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, 2019, p. 28290-28309.

VIVO. Coleta inteligente. VIVO, 2021. Disponível em: https://vivosustentavel.com.br/recicle. Acesso em 20 de jul. de 2021.

Downloads

Publicado

17-09-2021

Como Citar

OLIVEIRA, S. J. de; TEIXEIRA, R. L. P. .; BRITO, M. L. de A.; SILVA, P. C. D. Logística reversa: a destinação acertada de baterias de smartphones no Brasil. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26337, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26337. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais