Diálogo interautoral entre Divina Comédia e o filme Soul: reflexões e propostas didáticas
Palavras-chave:
A Divina Comédia; Diálogo interautoral; Educação Básica; Clássicos.Resumo
O artigo em tela indagou sobre o diálogo interautoral entre o filme Soul, lançado pela Walt Disney Pictures, em parceria com a Pixar Animation Studios, e A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Para isso, objetivamos a) verificar os desafios gerais de trabalhar com A Divina Comédia na Educação Básica; b) identificar as cenas presentes em Soul que remetem explicitamente ou analogamente a Comédia; e c) apresentar um relato de cenas que podem vir a serem empregas em sequências didáticas. Metodologicamente, seguimos o diálogo interautoral, descrito por Barros, como conceito metodológico analítico. Destarte, empregamos quatro etapas metodológicas. Na primeira, utilizamos o método de revisão bibliográfica temática de Severino para levantarmos a historiografia produzida no tempo hodierno sobre a temática em questão. Ao passo, empregamos a técnica de fichamento de citação, descrito por Andrade, para registrarmos pontos reflexivos dessa historiografia que contribuem para a nossa pesquisa. Na segunda e terceira etapa, com base nos pressupostos de Gancho e Moisés, realizamos a análise fílmica e o mapeamento dos elementos formais do livro. Na quarta etapa, realizemos a análise de imagem, de acordo com Penafria, para aproximar com a narrativa da Comédia. Diante disso, nossas principais considerações foram: primeiro, a constatação dos desafios em trabalhar com A Divina Comédia serem intrínsecos ao texto, devido a distância temporal, espacial e cultural do leitor; segundo, aproximamos cinco cenas do filme Soul que indicam diálogo interautoral com a Comédia; terceiro, os diálogos descritos e analisados apontam para possibilidades de abordar a Comédia via apresentação/diálogo com o filme Soul, tornando potencialidades metodológicas para as áreas da História e Literatura.
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