Inclusão de crianças na educação infantil: a importância das mediações pedagógicas no processo de aprendizado e desenvolvimento

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o papel das mediações pedagógicas para o processo de aprendizado, desenvolvimento e inclusão das crianças com deficiência em uma turma da educação infantil composta por 19 crianças entre 5 e 6 anos, das quais 11 eram meninas e 8 meninos, sendo um menino com Transtorno do Espectro Autista e uma menina com Síndrome de Down, além de duas professoras efetivas da escola e da professora-pesquisadora. Esta pesquisa se configura como estudo de caso, realizado a partir de observação participante, entre os meses de setembro e outubro de 2019. O diário de bordo foi o principal instrumento de produção dos dados. A análise dos dados foi orientada pela análise textual discursiva. As discussões foram fundamentadas no referencial da Teoria Histórico-Cultural. Como resultados foram evidenciadas a importância do olhar atento das professoras ao significar as ações das crianças e a intencionalidade do fazer pedagógico ao promover situações que possibilitaram às crianças com deficiência se envolver, interagir, se expressar, perguntar, proporcionando, assim, inclusão e aprendizados. O estudo destaca a intencionalidade das mediações pedagógicas para o processo de aprendizado e desenvolvimento das crianças com deficiência na educação infantil.

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Publicado

11-11-2021

Como Citar

CÂMARA, M. E. C. da; CENCI, A. Inclusão de crianças na educação infantil: a importância das mediações pedagógicas no processo de aprendizado e desenvolvimento: . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26465, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26465. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais