Inclusão de crianças na educação infantil: a importância das mediações pedagógicas no processo de aprendizado e desenvolvimento

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o papel das mediações pedagógicas para o processo de aprendizado, desenvolvimento e inclusão das crianças com deficiência em uma turma da educação infantil composta por 19 crianças entre 5 e 6 anos, das quais 11 eram meninas e 8 meninos, sendo um menino com Transtorno do Espectro Autista e uma menina com Síndrome de Down, além de duas professoras efetivas da escola e da professora-pesquisadora. Esta pesquisa se configura como estudo de caso, realizado a partir de observação participante, entre os meses de setembro e outubro de 2019. O diário de bordo foi o principal instrumento de produção dos dados. A análise dos dados foi orientada pela análise textual discursiva. As discussões foram fundamentadas no referencial da Teoria Histórico-Cultural. Como resultados foram evidenciadas a importância do olhar atento das professoras ao significar as ações das crianças e a intencionalidade do fazer pedagógico ao promover situações que possibilitaram às crianças com deficiência se envolver, interagir, se expressar, perguntar, proporcionando, assim, inclusão e aprendizados. O estudo destaca a intencionalidade das mediações pedagógicas para o processo de aprendizado e desenvolvimento das crianças com deficiência na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Criança não é Manga, não Amadurece: Conceito de Maturação na Teoria Histórico-Cultural. Psicologia: ciência e profissão, 33(2), 414-427. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/ 4Wq5bTmhnrT8XG8w3B5Xcvj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 abr. 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 24 mar. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 25 mar. 2020.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008. 19 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politica educespecial.pdf. Acesso em: 29 mar. 2020.

CENCI, Adriane. A retomada da defectologia na compreensão da teoria histórico-cultural de Vygotski. In: 37a Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Florianópolis. Anais. Florianópolis: UFSC, 2015, p. 1-17. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/retomada-da-defectologia-na-compreensao-da-teoria-historico-cultural-de-vygotski. Acesso em: 03 jun. 2020.

DAINEZ, Débora. Desenvolvimento e deficiência na perspectiva histórico-cultural: contribuições para educação especial e inclusiva. Revista de Psicologia, Santiago de Chile, v. 26, n. 2, p. 1-10, 2017.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré da Cruz. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

FREITAS, Marcos Cezar de; JACOB, Rosângela Nezeiro da Fonseca. Inclusão educacional de crianças com deficiências: notas do chão da escola. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e186303, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157589. Acesso em: 07 ago. 2020.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. A educação de sujeitos considerados portadores de deficiências: contribuições vygotskianas. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, Florianópolis, n. 1, p. 42-46, jan. 1999. ISSN 2175-8050. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1519. Acesso em: 06 ago. 2020.

GIL, Marta. Acessibilidade, Inclusão Social e Desenho Universal: tudo a ver. 2006. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/martagil. Acesso em: 30 mar. 2021.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENDES, Melina Thaís da Silva. Ensino colaborativo na educação infantil para favorecer o desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. Dissertação (Programa de Pós-Graduação) Educação Especial, UFSCar, São Carlos, 2016. 167 f. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8021?show=full. Acesso em: 30 mar. 2021.

MENDONÇA, Fabiana Luzia de Rezende; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Formação docente e inclusão: para uma nova metodologia. Curitiba: Appris, 2015.

MENDONCA, Fabiana Luiza de Rezende et al. Mediações em sala de aula na construção do conhecimento em escolas inclusivas. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 24, e193222, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/VBdMYknZyqxbDCnY6f7QJhd/abstract/?lang =pt. Acesso em: 30 mar. 2021.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: uma compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciênc. Educ. (Bauru), Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200004&lng= en&nrm=iso. Acesso em: 12 fev. 2021.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky Aprendizagem e desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Desenvolvimento psíquico e elaboração conceitual por alunos com deficiência intelectual na educação escolar. Revista Brasileira de Educação Especial. Universidade Estadual Paulista, v. 23, n. 1, jan./mar., Marília: ABPEE, 2017, p. 9- 20. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/zFvqqr37NkbMgZNGMvRJv4S/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2021.

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Educação inclusiva: já se falou muito sobre ela? Educação em Foco. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Juiz de Fora: UFJF, Edição Especial, fev. 2015, p. 313-332. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/ article/view/19686. Acesso em: 19 fev. 2021.

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Práticas educativas: Perspectivas que se abrem para a educação especial. Educação & Sociedade, n. 71, p. 197-220, julho. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/jzfTpQQRQvzy8tYgxpNpHMN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2021.

PAZ, Alejandra Cesarina Rodriguez; VICTOR, Sonia Lopes. A colaboração para o atendimento educacional à criança público-alvo da educação especial na educação infantil. In: VICTOR, Sonia Lopes (Org.). A educação especial e a consolidação da inclusão: múltiplos debates. [s.l]: Brasil Multicultural, 2019, p. 1-280.

PIMENTEL, Gilka Silva et al. (Org.). Caderno de Inclusão: orientações. Natal: Edufrn, 2019. 29 p.

PINO, Angel. As marcas do humano: Às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo, SP: Cortez, 2005.

PLETSCH, Márcia Denise; ROCHA, Maíra Gomes de Souza da; OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de. Propostas pedagógicas para alunos com deficiência intelectual e múltipla: análises de cenas do cotidiano escolar. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 1, n. 25, p. 34-46, mar. 2020. Disponível em: hhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/ Educacao/article/view/6271. Acesso em: 10 fev. 2021.

RAMOS, Patricia Maria Guarnieri. A concepção de linguagem do PNAIC e implicações metodológicas para o ensino da linguagem escrita: um estudo a partir da teoria histórico cultural. 2017. Dissertação (Mestrado). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2017. Disponível em: http://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/docs/04022021 _104529_patriciamariaguarnieriramos_ok.pdf. Acesso em: 07 fev. 2021.

REGO, Cristina Teresa. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

SFORNI, Marta Sueli Faria. Aprendizagem e Desenvolvimento: o papel da mediação. In: CAPELLINI, Vera Lúcia Fialho; MANZONI, Rosa Maria (Org.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. Bauru, UNESP/FC/SP: Cultura Acadêmica, 2008.

VIEIRA, Alexandro Braga; PILOTO, Sumika Soares Freitas Hernandez; RAMOS, Inês Oliveira. Currículo e educação especial: direito à educação para crianças público-alvo da educação especial. In: VICTOR, Sonia Lopes. Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas. Conceituações, medicalização e políticas. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2017, p. 1-305.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Tomo III: Problemas de desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Tomo V: Fundamentos de Defecología. Madrid: Visor; 1997.

Downloads

Publicado

11-11-2021

Como Citar

CÂMARA, M. E. C. da; CENCI, A. Inclusão de crianças na educação infantil: a importância das mediações pedagógicas no processo de aprendizado e desenvolvimento: . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26465, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26465. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais