Imagem e marca em movimento na transformação da logomarca de uma empresa do surfe

Autores

Palavras-chave:

Caso de Ensino; Gestão da Marca; Branding; Logomarca.

Resumo

O objetivo deste caso de ensino é apresentar um contexto de transformação de uma logomarca, um redesign de grande importância na concepção da comunicação de uma marca, vislumbrando comportamentos e ações que ocorreram no percurso, desde os questionamentos iniciais, a observação do cenário empresarial, as primeiras pesquisas, as discussões e a sensibilização para a mudança. Para elaboração do caso de ensino os pesquisadores valeram-se de pesquisa documental e entrevista com gestores da empresa. Além de questões sobre a gestão de marcas e o papel do Departamento de Marketing, o caso também estimula e dá subsídios para a elaboração de um briefing. O estudo em sua amplitude, favorece discussões em marketing e áreas afins para a promoção da relação ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

José de Ribamar Ribeiro Filho, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Administração do Centro de Estudos sociais Aplicados – CESA da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Possui especialização (MBA) em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Farias Brito (FB UNI), especialização (MBA) em Gestão de Suprimentos pelas Faculdades da Indústria (FIEC IEL-CE) e graduação em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia Evolução (FAC EVOLUÇÃO). Atualmente Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Coraline Holanda Lima, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Administração Financeira pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Administração pela UniCatólica.

Tutora na Universidade Estadual do Ceará, campus Iguatu. Tem experiência docente técnica em disciplinas nas áreas de Gestão, Empreendedorismo, Inovação e Marketing.

Adriana Teixeira Bastos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestra em Administração. Docente do PPGA – Programa de Pós-Graduação em Administração – CESA/UECE - Universidade Estadual do Ceará.

Tem trabalhos desenvolvidos nos seguintes temas: análise institucional, empreendedorismo, educação a distância, ensino e pesquisa em administração, aprendizagem organizacional, redes interorganizacionais, terceiro setor, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

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Publicado

16-09-2021

Como Citar

RIBEIRO FILHO, J. de R.; LIMA, C. H.; BASTOS, A. T. Imagem e marca em movimento na transformação da logomarca de uma empresa do surfe. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26466, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26466. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Casos