Centros de Memória e a pesquisa em história da educação: acervos e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Arquivos Escolares. Centros de Memória. História da Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a utilização de centros de memória escolares para pesquisas na área da História da Educação no Rio Grande do Norte. Neste estudo, analisamos o Portal da Memória vinculado ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Núcleo de Documentação e Memória (NDM) sob a responsabilidade do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP - RN). Os dois centros de memória escolares estão vinculados às instituições de ensino profissional. Para este trabalho, buscamos responder aos seguintes questionamentos: quais as tipologias de fontes disponibilizadas nos acervos desses centros de memória escolares? e quais os eixos temáticos passíveis de serem pesquisados a partir do estudo nos centros de memória investigados? Esta pesquisa desenvolve-se a partir da perspectiva da História Pública e discute a relação entre História e Memória, sobretudo, a partir das contribuições de Le Goff (2013) e Pierre Nora (1993), e sobre arquivos a partir de Farge (2017) e Mogarro (2005). Os Centros de Memória associados às instituições escolares constituem-se como importantes acervos virtuais de investigação para as pesquisas em História da Educação, uma vez que denotam o interesse e a preocupação das instituições em preservar seus arquivos documentais que contam a história desses espaços a partir de diferentes elementos. Fotografias, depoimentos orais, documentos da administração escolar, dados da organização e estrutura institucional, além de informações sobre alunos e professores documentam a história e compõem a memória dessas instituições dispostas nos acervos digitais que integram os centros de memória investigados. Ressalta-se ainda as diversas possibilidades de pesquisa advindas do estudo nesses centros, referentes, por exemplo, à história das instituições escolares, das disciplinas escolares e da história intelectual potiguar.

 

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Publicado

18-10-2021

Como Citar

DANTAS, L. R. S. .; AZEVEDO, L. P. de M. C. .; MEDEIROS NETA, O. M. de . Centros de Memória e a pesquisa em história da educação: acervos e possibilidades. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26642, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26642. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais