Centros de Memória e a pesquisa em história da educação: acervos e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Arquivos Escolares. Centros de Memória. História da Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a utilização de centros de memória escolares para pesquisas na área da História da Educação no Rio Grande do Norte. Neste estudo, analisamos o Portal da Memória vinculado ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Núcleo de Documentação e Memória (NDM) sob a responsabilidade do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP - RN). Os dois centros de memória escolares estão vinculados às instituições de ensino profissional. Para este trabalho, buscamos responder aos seguintes questionamentos: quais as tipologias de fontes disponibilizadas nos acervos desses centros de memória escolares? e quais os eixos temáticos passíveis de serem pesquisados a partir do estudo nos centros de memória investigados? Esta pesquisa desenvolve-se a partir da perspectiva da História Pública e discute a relação entre História e Memória, sobretudo, a partir das contribuições de Le Goff (2013) e Pierre Nora (1993), e sobre arquivos a partir de Farge (2017) e Mogarro (2005). Os Centros de Memória associados às instituições escolares constituem-se como importantes acervos virtuais de investigação para as pesquisas em História da Educação, uma vez que denotam o interesse e a preocupação das instituições em preservar seus arquivos documentais que contam a história desses espaços a partir de diferentes elementos. Fotografias, depoimentos orais, documentos da administração escolar, dados da organização e estrutura institucional, além de informações sobre alunos e professores documentam a história e compõem a memória dessas instituições dispostas nos acervos digitais que integram os centros de memória investigados. Ressalta-se ainda as diversas possibilidades de pesquisa advindas do estudo nesses centros, referentes, por exemplo, à história das instituições escolares, das disciplinas escolares e da história intelectual potiguar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Luciene Chaves de. De Escola Normal de Natal a Instituto de Educação de Presidente a Kennedy (1950-1965): configurações, limites e possibilidades da formação docente. 2007. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

CARLOS, N. L. S. D.; SANTOS, C. M. DOS; DANTAS, L. R. S.; MEDERIOS NETA, O. M. DE. Museus virtuais e possibilidades de pesquisa em história da educação. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e11126, 13 nov. 2020.

FARGE, Arlette. O Sabor do Arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

GURGEL, Rita Diana Freitas. A escola de aprendizes artífices de natal: república, trabalho e educação (1909-1942). 2008. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Univeridade Federal do Rio Grande do Nrote, Natal, 2008.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY (IFESP-RN). Núcleo de Documentação e Memória (NDM). Disponível em: <https://sites.google.com/ifesp.edu.br/ndm/home?authuser=1>. Acesso em: 18 Jun, 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Portal da Memória. Disponível em: <https://centenario.ifrn.edu.br/>. Acesso em: 18 Jun. 2021.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

MEDEIROS NETA, O. M. de.; SOUZA, F. das C. S. A historicidade da educação profissional: o Portal da Memória do IFRN. Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 35, p. 148-163, jan/abr. 2020.

MOGARRO, Maria João. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas. Preservar a informação, construir a memória. Pro-posições, v. 16, n. 1, p. 103-116, 2005.

NASCIMENTO, Maria Cláudia Lemos Morais do. As diretoras do Instituto de Educação Presidente Kennedy: a feminização da gestão educacional na instituição (Rio Grande do Norte, 1952 – 1975). 2017. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, v.11, n.1, p. 28-51, maio 2015.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução Yara Aun Khoury. Proj. História, v. 10, p. 7-28, jul/dez. 1993.

SILVA, Juan Carlo da Cruz. Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909-1937). 2021. 266f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

SOUSA, Francisco Carlos Oliveira de. Em nome da ordem e do progresso, a formação profissional no percurso da Escola de Prendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1909-1971). 2015. 276f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

Downloads

Publicado

18-10-2021

Como Citar

DANTAS, L. R. S. .; AZEVEDO, L. P. de M. C. .; MEDEIROS NETA, O. M. de . Centros de Memória e a pesquisa em história da educação: acervos e possibilidades. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26642, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26642. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais