Entre memória e história de estudantes egressos do ginásio de aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1960-1968)
Palavras-chave:
Ex-alunos; Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe; Memórias.Resumo
As reflexões que tecem esta escrita resultam da dissertação de mestrado intitulada Memórias de estudantes egressos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1960-1968), que por meio de fontes orais analisou como se constituiu o sentimento de pertencimento no discurso produzido por estudantes egressos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe no período compreendido entre 1960 e 1968. O tema escolhido segue a linha de pesquisa “História da Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED – UFS), vinculado ao eixo temático de trabalhos que buscam produzir compreensões a respeito de história e memória de instituições educativas. A pesquisa, de cunho histórico, teve como objetivo principal compreender as percepções de estudantes egressos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe sobre as práticas educativas e culturais vivenciadas ao longo de suas carreiras escolares, no período compreendido entre 1960 e 1968. O trabalho foi inserido no campo da História Cultural e teve como aporte teórico Chartier (1990), a partir dos conceitos de apropriação, representações e práticas, pautado em Bosi (1994) e Pollak (1992), quanto ao conceito de memória e identidade; Julia (2001), no que se refere à concepção de cultura escolar; e em Bourdieu (2002; 2007) no tocante aos conceitos de capital cultural e reprodução cultural no campo das lutas simbólicas. Utilizou-se a metodologia da História Oral Temática, pautada em Alberti (2013), Meihy e Holanda (2015) e Meihy e Ribeiro (2011), estabelecendo relatos de memórias como fonte principal da pesquisa. Este estudo utiliza como fonte oito entrevistas do acervo audiovisual do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap), resultantes da execução do projeto “Percepções da realidade”: Memórias de estudantes egressos do Colégio de Aplicação (1960-1995); e oito realizadas pela autora desta pesquisa, juntamente com outras fontes escritas que foram levantadas no decorrer do estudo. Por fim, restou demonstrado que a investigação contribuiu para preservar o patrimônio histórico e cultural institucional e que as narrativas se constituíram em fontes de saber para que não caiam no esquecimento, sendo assim, permitindo uma maior percepção da realidade.
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Referências
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