Cuidar de mim para cuidar do outro: promovendo o autocuidado entre profissionais residentes

Autores

Palavras-chave:

Programas de Pós-Graduação em Saúde; Promoção da Saúde; Saúde Mental.

Resumo

Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas no grupo de autocuidado desenvolvido em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência elaborado com base na metodologia da Problematização do Arco de Maguerez. As ações voltadas para a promoção do autocuidado dos profissionais residentes aconteceram entre os meses de agosto de 2020 à março de 2021, durante as atividades pedagógicas correspondentes à tutoria, semanalmente, de forma remota, por meio da ferramenta virtual Google Meet e com duração média de 60 minutos, totalizando 26 encontros. Resultados e Discussão: Os encontros virtuais possibilitaram aos residentes discutir acerca das atividades a serem planejadas e realizadas diante do cenário de pandemia e os impactos físicos e psíquicos advindos da reformulação do processo de ensino-aprendizagem. Considerações Finais: A realização de encontros para fortalecer e incentivar o autocuidado contribuiu com o fortalecimento dos participantes, empoderamento e cultura de expressar-se e evidenciar suas necessidades e angústias, além de criar vínculos com os demais componentes da equipe, principalmente em tempos de atividades remotas, onde os encontros de toda a equipe poderiam ter se tornado mais escassos. Assim, os encontros despertaram ainda mais o sentimento de interprofissionalidade, humanidade, amorosidade e autorresponsabilidade pela própria saúde e do outro com quem se trabalha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Conceição Gomes Lima, Universidade Estadual do Piauí

Fisioterapeuta, Doutora em Engenharia Biomédica, Docente do curso de fisioterapia e tutora da pós-graduação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Josué Tadeu Lima de Barros Dias, Universidade Estadual do Piauí

Profissional de Educação Física, Pós-Graduando do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Michelle Vicente Torres, Universidade Estadual do Piauí

Fisioterapeuta, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Docente assistente e tutora da pós-graduação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Suzy Romere Silva de Alencar, Universidade Estadual do Piauí

Enfermeira, Pós-Graduanda do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Trícia Ruana Nunes Araújo, Universidade Estadual do Piauí

Cirurgiã-Dentista, Pós-Graduanda do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Referências

ARAUJO, Caroline Barão et al. A prática do autocuidado por trabalhadores da enfermagem de unidades básicas de saúde. Rev. Eletr. Enf, v. 18, e1181, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde (CNS). Recomendação Nº 018, de 26 de março de 2020. Recomenda a observância do Parecer Técnico nº 106/2020, que dispõe sobre as orientações ao trabalho/atuação dos Residentes em Saúde, no âmbito dos serviços de saúde, durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência Doença por Coronavírus –COVID-19. Brasília: CNS; 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Saúde. Portaria nº 45, de 12 de janeiro de 2007. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde e institui a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde [portaria na internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.

COELHO, Prisca Dara Lunieres Pêgas et al. Processo saúde-doença e qualidade de vida do residente multiprofissional. Rev enferm UFPE on line, v. 12, n. 12, p. 3492-3499, 2018.

DANTAS, Eder Samuel Oliveira. Saúde mental dos profissionais de saúde no Brasil no contexto da pandemia por Covid-19. Interface (Botucatu), v. 25, Suppl1, e200203, 2021.

GARCIA, Luis Henrique Costa; CARDOSO, Nicolas de Oliveira; BERNARDI, Cláudia Maria Canestrine do Nascimento. Autocuidado e adoecimento dos homens: uma revisão integrativa nacional. Rev. Psicol. Saúde, v. 11, n. 3, p. 19-33, 2019.

HELIOTERIO, Margarete Costa et al. Covid-19: Por que a proteção de trabalhadores e trabalhadoras da saúde é prioritária no combate à pandemia? Trab. educ. saúde, v. 18, n. 3, e00289121, 2020.

HUMMEL, Svenja et al. Mental Health Among Medical Professionals During the COVID-19 Pandemic in Eight European Countries: Cross-sectional Survey Study. J Med Internet Res, v. 23, n. 1, 24983, 2021.

KURT, Özlem Efilo?lu; TINGÖY, Özhan. The acceptance and use of a virtual learning environment in higher education: an empirical study in Turkey, and the UK. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 14, n. 26, 2017.

MATTOS, Mussio Pirajá et al. Promoção a saúde de estudantes universitários: contribuições para um espaço de integração e acolhimento. Saúde em Redes, v. 4, n. 4, p. 159-173, 2018.

PINHEIRO, Carlon Washington et al. Panorama de saúde mental de discentes em um programa de residência multiprofissional. J. nurs. Health, v. 11, n. 1, e2111119020, 2021.

PRADO, Marta Lenise do et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery, v. 16, n. 1, p. 172-177, 2012.

RUPERT, Patricia; DOROCIAK, Katherine. Self-care, stress, and well-being among practicing psychologists. Professional Psychology: Research and Practice, v. 50, n. 5, p. 343–350, 2019.

SANTANA, Maria Eduarda Diniz. O autocuidado diante de uma pandemia mundial. Recife. Monografia [Curso de psicologia] - Faculdade Pernambucana de Saúde; 2020.

SILVA, Cintia Alves; DALBELLO-ARAÚJO, Maristela. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: o que mostram as publicações. Saúde em Debate, v. 43, n. 123, p. 1240-1258, 2019.

SILVA, Letícia Batista. Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Rev. Katálysis, v. 21, n. 1, p. 200-209, 2018.

TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza et al. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid- 19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 9, p. 3465-3474, 2020.

TOSSIN, Brenda Ritielli et al. As práticas educativas e o autocuidado: evidências na produção científica da enfermagem. REME - Rev Min Enferm, v. 20, e940, 2016.

VIEIRA, Adriane et al. A qualidade de vida de quem cuida da saúde: a residência multiprofissional em análise. Revista de Gestão e Sistemas de Saúde, v. 8, n. 3, p. 371-383, 2019.

Downloads

Publicado

09-12-2021

Como Citar

BARBOSA, N. S. .; LIMA, A. C. G. .; DIAS, J. T. L. de B. .; TORRES, M. V. .; ALENCAR, S. R. S. de .; ARAÚJO, T. R. N. . Cuidar de mim para cuidar do outro: promovendo o autocuidado entre profissionais residentes . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26947, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26947. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência