Teoria de Van Hiele: os níveis de pensamento geométricos de alunos concluintes do Ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Teoria de Van Hiele; Pensamento Geométrico; Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral identificar em que níveis de pensamento geométrico de Van Hiele, situam os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da Cidade de São Paulo, São Paulo/Brasil. Buscando identificar se ao concluir a Ensino Fundamental, os alunos alcançaram nível de pensamento geométrico necessário para dar seguimento ao conteúdo do Ensino Médio. Para a realização desta pesquisa nos apoiamos na teoria de Van Hiele (1957) que trata dos 5 (cinco) níveis de aprendizagem que o aluno passa para desenvolver o aprendizado geométrico. Como metodologia, aplicamos o teste elaborado pela equipe do Projeto Fundão. Devido a pandemia de COVID-19, aplicamos 80 testes presencialmente e outros 42 foram realizados em casa, totalizando 122 testes. Como principais resultados encontramos que os estudantes, situando-se, em sua grande maioria, no nível de visualização.

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Publicado

18-12-2021

Como Citar

MAZZINI, T. F. dos S. .; SANTOS, M. E. K. L. dos . Teoria de Van Hiele: os níveis de pensamento geométricos de alunos concluintes do Ensino fundamental. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27013, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27013. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais