Quilombo do Maracujá: diálogos entre narrativas e referêncial teórico

Autores

Palavras-chave:

História; Desenvolvimento; Quilombo do Maracujá; Narrativas dialógicas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contextualizar o percurso histórico e o processo de reconhecimento da Comunidade Quilombola do Maracujá, em Conceição do Coité-BA, tendo como base a transmissão oral dessas histórias por meio dos/os anciões/ãs e do referencial teórico pesquisado. A metodologia é de natureza qualitativa e caráter exploratório, com base em aspectos empíricos, tendo como instrumento os dados parciais das entrevistas narrativas feitas com as anciãs/griôs e as professoras da comunidade. Os resultados nos permitiram refletir que, embora o movimento negro brasileiro tenha impulsionado a luta organizada em prol das comunidades quilombolas e essas comunidades tenham alcançado importantes conquistas, muitos passos ainda necessitam ser dados, sendo imprescindível a construção de um currículo escolar que articule os saberes científicos com os saberes tradicionais, visando a uma construção dialógica que envolva práticas e expectativas sobre a vida em comunidade.

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Biografia do Autor

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC - Linha de Pesquisa I - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC. Especialista em Educação Infantil e especialista em avaliação pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/CAMPUS XI).Professora Permanente, orientadora e vice coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores (NUFOP/UEFS). Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque. 

César Costa Vitorino, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1990),Especialização em Planejamento e Prática de Ensino pela Faculdade de Educação da Bahia - FEBA (1992), Mestrado em Letras, área de concentração Linguística Histórica, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras , área de concentração Linguística, Conceito CAPES 6, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2014).Professor Permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI) e Orientador. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC / UNEB), Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB), Membro do Grupo de Pesquisa GCONPORT- Fala e contexto no português brasileiro / UNEB. Atualmente é Professor Doutor II da Fundação Visconde de Cairu (FVC), Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atuou como Coordenador Geral do curso de Letras PARFOR da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2010 - 2020).Atuou como Coordenador Geral do curso de Pedagogia PARFOR da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017 - 2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, cultura africana banto, educação infantil, literatura e escrita, psicolinguística da leitura, Teoria dos Espaços Mentais (TEM), Ensino de Língua Portuguesa em escolas quilombolas. 

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Publicado

17-12-2021

Como Citar

ARAÚJO, R. C. de .; AMORIM, I. B. de .; VITORINO, C. C. . Quilombo do Maracujá: diálogos entre narrativas e referêncial teórico. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27216, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27216. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais