Quilombo do Maracujá: diálogos entre narrativas y marco teórico

Autores/as

Palabras clave:

Historia; Desarrollo; Quilombo do Maracujá; Narrativas dialógicas.

Resumen

Este artículo tiene como finalidad presentar la trayectoria histórica y el proceso de reconocimiento de la Comunidad del Quilombolo do Maracujá, en Conceição do Coité-BA, a partir de la transmisión oral de estas historias por los ancianos y el marco teórico. La metodología es cualitativa y exploratoria, basada en aspectos empíricos, utilizando datos de las entrevistas narrativas realizadas con los ancianos y los profesores de la comunidad. Los resultados nos permitieron reflexionar que el movimiento negro brasileño ha impulsado la lucha organizada a favor de las comunidades quilombolas y estos grupos han logrado importantes beneficios, pero aún quedan muchos pasos por dar, y es fundamental construir un currículo escolar que mezcle conocimiento científico y conocimiento tradicional, apuntando a una construcción dialógica que involucra prácticas y expectativas sobre la vida en la comunidad quilombola.

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Biografía del autor/a

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC - Linha de Pesquisa I - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC. Especialista em Educação Infantil e especialista em avaliação pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/CAMPUS XI).Professora Permanente, orientadora e vice coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores (NUFOP/UEFS). Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque. 

César Costa Vitorino, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1990),Especialização em Planejamento e Prática de Ensino pela Faculdade de Educação da Bahia - FEBA (1992), Mestrado em Letras, área de concentração Linguística Histórica, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras , área de concentração Linguística, Conceito CAPES 6, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2014).Professor Permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI) e Orientador. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC / UNEB), Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB), Membro do Grupo de Pesquisa GCONPORT- Fala e contexto no português brasileiro / UNEB. Atualmente é Professor Doutor II da Fundação Visconde de Cairu (FVC), Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atuou como Coordenador Geral do curso de Letras PARFOR da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2010 - 2020).Atuou como Coordenador Geral do curso de Pedagogia PARFOR da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017 - 2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, cultura africana banto, educação infantil, literatura e escrita, psicolinguística da leitura, Teoria dos Espaços Mentais (TEM), Ensino de Língua Portuguesa em escolas quilombolas. 

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Publicado

17-12-2021

Cómo citar

ARAÚJO, R. C. de .; AMORIM, I. B. de .; VITORINO, C. C. . Quilombo do Maracujá: diálogos entre narrativas y marco teórico. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27216, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27216. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Ciências Educacionais