Quilombo do Maracujá community: dialogues between narratives and theoretical framework

Authors

Keywords:

History; Development; Quilombolo do Maracuja Comunnity; Dialogical narratives.

Abstract

This article aims to present the historical path and the recognition process of the Quilombo do Maracujá Community, in Conceição do Coité-BA, based on the oral histories through the elders of these community and theoretical framework. The methodology used is qualitative and exploratory, based on empirical aspects, using data from the narrative interviews carried out with the elders/griots and the community teachers as an instrument. The results allowed us to reflect that, although the Brazilian black movement has driven the organized struggle in favor of Quilombo communities and these groups have achieved important goals, many steps still need to be taken, and it is essential to propose a school curriculum that articulates scientific knowledge and traditional knowledge, aiming to build up a dialogic relationship that involves practices and expectations about community life.

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Author Biographies

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC - Linha de Pesquisa I - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC. Especialista em Educação Infantil e especialista em avaliação pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/CAMPUS XI).Professora Permanente, orientadora e vice coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores (NUFOP/UEFS). Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque. 

César Costa Vitorino, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1990),Especialização em Planejamento e Prática de Ensino pela Faculdade de Educação da Bahia - FEBA (1992), Mestrado em Letras, área de concentração Linguística Histórica, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras , área de concentração Linguística, Conceito CAPES 6, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2014).Professor Permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB/Campus XI) e Orientador. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC / UNEB), Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS/UNEB), Membro do Grupo de Pesquisa GCONPORT- Fala e contexto no português brasileiro / UNEB. Atualmente é Professor Doutor II da Fundação Visconde de Cairu (FVC), Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atuou como Coordenador Geral do curso de Letras PARFOR da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2010 - 2020).Atuou como Coordenador Geral do curso de Pedagogia PARFOR da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017 - 2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, cultura africana banto, educação infantil, literatura e escrita, psicolinguística da leitura, Teoria dos Espaços Mentais (TEM), Ensino de Língua Portuguesa em escolas quilombolas. 

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Published

17-12-2021

How to Cite

ARAÚJO, R. C. de .; AMORIM, I. B. de .; VITORINO, C. C. . Quilombo do Maracujá community: dialogues between narratives and theoretical framework. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27216, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27216. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Ciências Educacionais