A Importância da Disciplina de Libras Durante a Graduação de Enfermagem para uma Prestação Humanizada da Assistência

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem, Formação e Humanização da Assistência, Libras

Resumo

Objetivos: esse estudo objetivou evidenciar a importância da disciplina de libras durante a formação do enfermeiro, trazendo a acuidade na comunicação entre o profissional e o paciente surdo, para o sucesso e a humanização do atendimento prestado. Metodologia: tratou-se de um estudo descritivo do tipo revisão de literatura, o qual teve como pergunta norteadora a seguinte questão “qual a importância da disciplina de Libras na Graduação em Enfermagem?”. Utilizaram-se dois Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) "SURDEZ" e "ENFERMAGEM", em conjunto com o operador booleano (AND), dispostos nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Foram empregados como critérios de inclusão serem estudos originais disponíveis na íntegra e publicados nos últimos cinco anos (2016-2021). Dessa forma, os demais artigos que não se encaixavam nos critérios supracitados, assim como não respondiam à pergunta de pesquisa foram excluídos. Ao final, 10 artigos foram incluídos nesta revisão de literatura. Resultados: os artigos encontrados para embasar a discussão desse estudo, foram agrupados em tabela por ordem decrescente de acordo com o ano de suas respectivas publicações. Após a análise dos resultados, foram definidas duas questões a serem trabalhadas: a Libras Durante a Graduação em Enfermagem; e a Assistência de Enfermagem à Pessoa Surda. Conclusão: diante do levantamento científico realizado, percebeu-se a desqualificação profissional dos Enfermeiros no que tange seu processo de formação e da comunicação efetiva realizada aos pacientes surdos, a partir da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto da assistência à saúde. Portanto, os pacientes surdos que necessitam de cuidados de Enfermagem, na sua maioria, precisam levar consigo uma pessoa do seu convívio para que seja o intérprete no momento do atendimento, fato esse que coloca em risco a privacidade e a excelência do serviço prestado ao paciente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEREDO, Yuri Nishijima; SCHRAIBER, Lilia Blima. Autoridade, poder e violência: um estudo sobre humanização em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, p. e190838, 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/v25/1807-5762-icse-25-e190838.pdf. Acesso em: 29 mar. 2022.

BEGROW, Desirée De Vit et al. A (in) visibilidade do surdo na atenção primária: relato de experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 42, n. 4, p. 753-762, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Carlos%20Henrique/Downloads/2567-Texto%20do%20artigo-20407-1-10-20200812.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

BERNARDO, Lucas Andreolli et al. Potências e limites no cotidiano da formação acadêmica no cuidado à saúde da pessoa surda. Escola Anna Nery, v. 25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/PQmMcdxKgnscWN3pFPgsm4n/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2021.

BRASIL, Presidência da República. Decreto Nº5.626, de 22 de dezembro de 2005: Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Brasília (DF): Casa Civil; 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL, Presidência da República. Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990: Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília (DF): Casa Civil; 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL, Presidência da República. Lei 10.436, de abril de 2002: Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília (DF): Casa Civil; 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 13 dez. 2021.

CAVAGNA, Vitor Machado et al. O paciente surdo e suas vivências no sistema de saúde: uma interface com a enfermagem. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 80, n. 18, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1023929. Acesso em: 05 jun. 2021.

COSTA, Leonardo Silva da et al. Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/snQQbwb5RZvDYnhzRqBSBCH/?lang=pt&format=html. Acesso em: 14 dez. 2021.

CUNHA, Raiane Pereira Silva; PEREIRA, Mayara Candida; OLIVEIRA, Maria Liz Cunha de. Enfermagem e os cuidados com pacientes surdos no âmbito hospitalar. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 8, n. 3, p. 367-377, 2019. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/433. Acesso em: 23 jul. 2021.

DE ANDRADE COSTA, Amanda et al. Acolher e escutar o silêncio: o cuidado de enfermagem na perspectiva de mulheres surdas na gestação, parto e puerpério. Online Care and Fundamental Research Journal, v. 10, não. 1 p. 123-129, 2018. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-908439. Acesso em: 29 jul. 2021.

DE FARIAS LIMA, Rafaella Fernanda; DE FARIAS LIMA, Rafaell. Comunicação com o deficiente auditivo: dificuldades na prática do profissional da saúde. Gep News, v. 2, n. 2, p. 375-382, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/PC/Downloads/7929-Texto%20do%20Artigo-28638-1-10-20190608.pdf. Acesso em: 28 dez. 2021.

DE FRANÇA, Eurípedes Gil et al. Dificuldades de profissionais na atenção à saúde da pessoa com surdez severa. Ciencia y enfermería, v. 22, n. 3, p. 107-116, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3704/370451048010.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

DE SÁ, Tatiane Militão; DA SILVA, Margareth Prevot; DA SILVA ALVES, Aline. Introdução à surdez e a Libras no contexto da saúde. Fiocruz, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/rea/acessibilidade-sus/downloads/modulo_6/Apostila-acessivel_mod6_parte2.pdf. Acesso em: 23 dez. 2021.

MARQUETE, Verônica Francisqueti; COSTA, Maria Antônia Ramos; TESTON, Elen Ferraz. Comunicação com deficientes auditivos na ótica de profissionais de saúde. Revista Baiana de Enfermagem?, v. 32, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/24055. Acesso em: 21 jul. 2021.

MATOS, Patrícia Modesto; NASCIMENTO, Kathia Cilene Santos. A formação em libras no brasil na atualidade. Ideias e Inovação-Lato Sensu, v. 3, n. 3, p. 79, 2017. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/4372. Acesso em: 20 dez. 2021.

PIRES, Hindhiara Freire; ALMEIDA, Maria Antonieta Pereira Tigre. Como ocorre o atendimento de saúde para pessoas surdas? ISaúde, 2017. Disponível em: https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/como-ocorre-o-atendimento-de-saude-para-pessoas-surdas/. Acesso em: 13 dez. 2021.

SANCHES, Isline Carizia Borges et al. O papel do enfermeiro frente ao paciente surdo. Rev. enferm. UFPE on line, p. 858-862, 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1015888. Acesso em: 22 jul. 2021.

SANTOS, Taiza Gomes. Atuação do Enfermeiro frente ao paciente surdo: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/27760. Acesso em: 29 dez. 2021.

SOARES, Imaculada Pereira et al. COMO EU FALO COM VOCÊ? A COMUNICAÇÃO DO ENFERMEIRO COM O USUÁRIO SURDOCOMO EU FALO COM VOCÊ? A COMUNICAÇÃO DO ENFERMEIRO COM O USUÁRIO SURDO. Revista Baiana de Enfermagem, v. 32, 2018. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/030e/53ac0a9d0808731f9dbf986776f3223e86f4.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

THOMAZ, Manuela Maschendorf et al. Acessibilidade do adolescente com deficiência auditiva aos serviços de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 21, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/55502. Acesso em: 27 jul. 2021.

Downloads

Publicado

12-04-2022

Como Citar

LIMA DE SOUZA, C. H.; GOMES DE OLIVEIRA, A. M.; TAVARES LINS OLIVEIRA, M. F.; HONÓRIO DOS SANTOS, J. .; CORDEIRO DE FREITAS, M. A Importância da Disciplina de Libras Durante a Graduação de Enfermagem para uma Prestação Humanizada da Assistência. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27993. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão