Os impactos gerados pelo Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade no processo de aprendizagem de adultos no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Ensino Superior, Educação

Resumo

Objetivo: Apresentar os impactos do TDAH em adultos. Metodologia: para esse propósito, realizou-se um estudo qualitativo, do tipo revisão integrativa de literatura, na qual foram selecionados 04 artigos publicados durante os anos de 2018 a 2022, logo após ao se aplicar critérios de inclusão e exclusão através da leitura minuciosa, assim todos os estudos selecionados estão disponíveis em português, por intermédio de sites como o Google Acadêmico e BVS. Resultados e discussão: É possível compreender que o TDAH é fator ocasionante de impactos no processo de aprendizagem ao apresentar na vida de adultos efeitos nas atividades cotidianas em consequência de sintomas apresentados ao longo do processo de formação. Isto posto que os impactos identificados nesses indivíduos se apresentam como falta de concentração, dificuldade de se relacionar, manter o foco etc, o que para o processo de aprendizagem no ensino superior pode ser máximas estigmatizantes que podem gerar inclusive abandono e exclusão. Considerações finais: Os dados mostram que a temática sobre TDAH em adultos e sobretudo acerca do processo de aprendizagem no ensino superior ainda é um tema  sem muita aprofundação. Isto significa dizer que é um campo da Saúde Mental que necessita análises e consequentemente considerações para principalmente romper com falsas determinações e preconceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTOL, Rosenilda; SANTOS, Valério Xavier. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Uninter, 2018.

CASTRO, Carolina Xavier Lima; DE LIMA, Ricardo Franco. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. Revista Psicopedagogia, v. 35, n. 106, p. 61-72, 2018.

FERREIRA, P. V. da C. (2011). Uma revisão teórica sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e estratégias educacionais de atendimento ao aluno com TDAH. Revista De Psicologia,2(2), 57-75.

FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva. 2008.

LEMOS, João Ediberto Bisogne; LOPES, Mario Marcos; SOBREIRA, Liliane Cury. Os impactos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e suas estratégias de enfrentamento na aprendizagem dos estudantes do ensino superior. Transições, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, 2021.

LOPES, Regina. NASCIMENTO, Roberta. BANDEIRA, Denise. Avaliação do transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade em adultos (TDAH): uma revisão de literatura. Avaliação Psicológica, 4(1), 2005, pp. 65-74.

MATTOS, P. et. al. (2006). Adaptação transcultural para o português da escala Adult Self-Report Scalepara avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos. Revista Psiquiatria clínica, 33(4), 188-194.

MONTELO, Luiz Felipe Guimarães. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações na vida adulta. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2021.

NASÁRIO, B.R.; MATOS, M.P.P. Uso Não Prescrito de Metilfenidato e Desempenho Acadêmico de Estudantes de Medicina. Psicologia: Ciência e Profissão 2022 v. 42, e235853, 1-13.

NEVES, J.L. Pesquisa Qualitativa - Características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, V.1, Nº3, 2º SEM./1996.

SANTANA, Priscila. ROLINDO, Joicy. ENETÉRIO, Núbia. A Inclusão do Jovem Adulto com TDAH no Ensino Superior. Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

SPERAFICO, Y.L.S. et al. Desempenho em Aritmética de Estudantes com e sem Sintomas de TDAH. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 26, n. 4, p. 645-657, out./dez. 2021.

TICAS, J. A. R. & Uchoa, E. R. (2010). Transtorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) en Adultos. Revista Médica Hondureña, (78). <http://65.182.2.242/RMH/pdf /2010/pdf/vol78-4-2010.pdf.>

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

NOBRE DA SILVEIRA, C. G. .; AGUIAR DE SOUZA DOS SANTOS, A. .; GONÇALVES RODRIGUES, K. E. .; OLIVEIRA BAQUEIRO, V. L.; DE LOURDES SOUSA FRANCO, L. . .; RANGEL COSTA DE ALMEIDA, A. B. .; PEREIRA DA SILVA, E. W. .; CAVALCANTI DE LIMA, V. L. .; CORDEIRO DE FREITAS, M. . Os impactos gerados pelo Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade no processo de aprendizagem de adultos no Ensino Superior. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e30415, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30415. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão