Creches noturnas em Santo André: uma proposta para sua viabilização

Autores

Palavras-chave:

Creche noturna, Viabilidade econômico-financeira, Criança, Família

Resumo

O perfil de trabalho das famílias nos últimos anos vem mudando, com o aumento de jornada em períodos noturnos. Com isso, a necessidade de serviços de creche noturna torna-se mais evidente, em especial para famílias que não possuem rede de apoio nesse horário. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar o cenário das creches noturnas na cidade de Santo André, a partir do entendimento dos fatores de impacto para a disponibilização desse serviço, propondo uma ferramenta de roadmap para o desenvolvimento da sua viabilidade técnica, econômico-financeira e mercadológica. A metodologia é caracterizada por uma pesquisa de caráter exploratório qualitativa e quantitativa, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas com especialistas da área, grupos focais com gestores de creches e mães, bem como pesquisa para entendimento da demanda desse serviço. Os resultados mostraram que existe demanda para o uso de creches noturnas, bem como fatores de impacto positivo e negativo para sua disponibilização. Além disso, dentro das premissas adotadas, a implementação de uma creche privada na cidade de Santo André mostrou-se viável. Assim, esse trabalho contribui ao lançar uma proposta de ferramenta para avaliação de viabilidade de creches noturnas, possibilitando sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lazarini Garcia Ventura, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Fernanda Santos Brazoli, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Marcos Paulo de Amorim, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Marcos Roberto Bravo, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Maria José Lima, Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BECKER, S. M. S; PICCININI, C. A. Impacto da Creche para a Interação Mãe-Criança e para o Desenvolvimento Infantil. Rio Grande do Sul. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/pSfMmmtqccWTq9ctbHJBWbC/?lang=pt. Acesso em 05 jun. 2022.

BRASIL. CLT – Decreto-Lei 5.452 de 1 de maio de 1943, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Decreto-Lei/Del5452.htm. Acessado em: 10 jun. de 2022.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18 dez de 2009. http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em 05 jun. 2022.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. de 5 de outubro de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acessado em: 10 jun. de 2022.

______. Lei nº 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acessado em: 10 jun. de 2022.

______. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 26 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acessado em: 10 jun. de 2022.

______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. O que verificar em relação à educação de sua criança se ela frequenta uma creche ou pré-escola. 202-?. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dia-a-dia-do-seu-filho/educacao-infantil. Acesso em: 28 out. 2022.

______. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Plano de Governo 2023 - 2026: Bolsonaro. 2022. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2022/BR/BR/544/candidatos/908966/5_1660093698051.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.

BRASÍLIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. (org.). Indicadores da qualidade na educação infantil. 2009. Disponível em:https://www.unicef.org/brazil/media/506/file/Indicadores_da_Qualidade_na_Educacao_Infantil.pdf. Acesso em: 05 jun. 2022.

DEZOTI, A. et al. Rede social de apoio ao desenvolvimento infantil segundo a equipe de saúde da família. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ean/a/pTDyFPVZ887CYWfmrw3nYHw/?format=pdf&lang=pt>. Acesso: 12 ago. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GOMES, F. M. de A.; CAVALCANTE, L. M. A.; FERNANDES, F. D. de S. Revisitando o marketing na gestão de serviços: uma busca constante pela saciedade dos consumidores. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e511, 2014.

IBGE. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro 2012. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).

____. IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precosconsumidor-amplo.html?edicao=20932&t=series-historicas. Acesso em: 02 nov. 2022.

____. Panorama da Cidade de Santo André. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/santo-andre/panorama . Acesso em 10 jun. 2022.

____. PNAD Contínua: tabelas 2018 características adicionais do mercado de trabalho. Tabelas 2018 Características adicionais do mercado de trabalho. 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=26413&t=resultados. Acesso em: 15 jun. 2022.

IIZUKA, E. S. Fluxo de ações, a gestão social e o processo decisório: a experiência da creche noturna em Laranjal Paulista - SP. Revista Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 1, n. 28, p. 103-123, jul. 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/15722/11786>. Acesso em: 8 jun. 2022.

INEP. Censo da educação básica. 2021. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard. Acesso em: 15 jun. 2022.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA IPEA. Retrato das desigualdades de gênero e raça Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada: chefe de família. Chefe de Família. 2015. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/retrato/indicadores_chefia_familia.html. Acesso em: 10 jun. 2022.

MAIA, G. B. Casos de ensino em gestão de vendas: de boné também se faz gol. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10113, 2019.

MORAIS, D. M. G. de et al. A Educação Financeira no Ensino Superior: Um Estudo das Principais Abordagens Educacionais e a Concepção de uma Proposta Pedagógica Inovadora. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e24142, 2021.

MILITO, M. C. et al. Estratégias competitivas aplicadas ao turismo: uma análise do posiconamento da pousada “toca da coruja” (pipa – rn). Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 2, n. 4, p. e241, 2011.

NOVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Simpro, SP. 2007. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf Acesso em 05 jun. 2022.

OLIVEIRA, P. A. M. As creches noturnas no município de Itapevi. 2014. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gestão Pública, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. https://docplayer.com.br/amp/74746626-As-creches-noturnas-no-municipio-de-itapevi.html. Acesso em: 8 de jun. 2022.

PACHECO, A. L. P. de B.; DUPRET, L. (2004). Creche: desenvolvimento ou sobrevivência? Psicologia USP, 15(3), 103-116. https://doi.org/10.1590/S0103-65642004000200006

PETRUCCI, Giovanna Wanderley; BORSA, Juliane CALLEGARO; KOLLER, Sílvia Helena A Família e a escola no desenvolvimento socioemocional na infância. Trends in Psychology/ Temas em Psicologia, vol. 24, núm. 2, Abril-Junho, 2016, pp. 391-402Sociedade Brasileira de Psicologia. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-01Pt. Acesso em: 12 ago. 2022.

POZZEBON, A. C. F. Estudo de viabilidade econômico-financeira para instalação de uma escola de educação infantil em Porto Alegre (RS). 2011. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Uiversidade Federal do Rio Grade do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/36733. Acesso em: 18 jun. 2022.

PRESRLAK, M. I.; ENDO, G. Y.; KATO-CRUZ, É. M.; BULHÕES, R. Análise estratégica e propostas de intervenção: um caso prático em uma microempresa em Cascavel/PR. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23695, 2021.

QUEIROZ, F. L. V. de; SILVA, R. A; OLIVEIRA, R. M. A. de.; LEITE, Y. V. P. Ômega dental: estudo do composto mercadológico. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e312, 2012.

RAPOPORT, Andrea; PICCININI, Cesar Augusto. O ingresso e adaptação de bebês e crianças pequenas à creche: alguns aspectos críticos. Psicologia: Reflexão e Crítica, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 81-95, 2001. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722001000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/5GPg5rM88QtThRNMrXHFxPb/?lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2022.

RESENDE, Marilúcia Antônia; MACHADO, Ilze Maria Coelho. Educação Infantil em período noturno: A prática pedagógica em contexto de vulnerabilidade social. PUC- PR, 2012. Disponível em: <https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-2037_int.pdf>. Acesso em 8 jun. 2022

SOUZA, M. C. de; ARAÚJO, M. B.; JUNGER, A. P.; SANTOS, J. P. dos . Comunicação interna como ferramenta estratégica de gestão de pessoas: um estudo de caso em uma empresa pública. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 7, n. 4, p. e743, 2016.

PORTAL QEDU. Censo Escolar. Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/3547809-santo-andre/censo-escolar . Acesso em 10 nov. 2022.

PREFEITURA PASSO FUNDO. (ed.). Creche Noturna mantém atendimento à comunidade. 2018. Disponível em: https://www.pmpf.rs.gov.br/educacao/2018/08/23/creche-noturna-mantem-atendimento-a-comunidade-12933/. Acesso em: 15 jun. 2022.

SANTO ANDRÉ. Projeto de Lei CM 146/2020. Câmara Municipal de Santo André. Disponível em: <https://camarasempapel.cmsandre.sp.gov.br/processo.aspx?id=14905&tipo=161&ano_proposicao=2020. Acesso em 16 jun. 2022.

______________. Projeto de Lei CM 12/2021. Câmara Municipal de Santo André. Disponível em: <https://camarasempapel.cmsandre.sp.gov.br/processo.aspx?id=15851&tipo=161>. Acesso em 16 jun. 2022.

SÃO CAETANO DO SUL. Projeto de Lei Creche 24 horas 4955/15. Câmara Municipal de São Caetano, 2015. Disponível em: https://www.camarascs.sp.gov.br/images/acesso_informacao/ordem_do_dia/2016/sessao_ordinaria/so_07/2---4955-15.pdf. Acesso em 16 jun. 2022.

SÃO CAETANO DO SUL. Ordem do Dia - 7ª Sessão Ordinária: Projeto de Lei Creche 24 horas 4955/15. Câmara Municipal de São Caetano, 2016. Disponível em: https://www.camarascs.sp.gov.br/index.php/component/content/article?id=378. Acesso em 16 jun. 2022.

SÃO PAULO. Lei N°17333, de 25 de março de 2020. Disponível em: <http://leismunicipa.is/grtxw>. Acesso em 16 jun. 2022.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO ANDRÉ. Documentos Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Santo André. 2019. Vol.II. Disponível em: http://santoandre.educaon.com.br/wp-content/uploads/2020/08/OFICIAL-VOLUME-2.pdf. Aceso em 10 nov. 2022.

SOUSA, S. J de. Propostas de atendimento noturno em creches de cidades metropolitanas de São Paulo: de que forma dialogam com a educação infantil. 2021. 109 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62736> Acesso em: 8 de jun. 2022.

VIGOTSKI, L. S.. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 182 p.

Downloads

Publicado

22-02-2023

Como Citar

MARTINS GONÇALVES DE MORAIS, D.; LAZARINI GARCIA VENTURA, A.; SANTOS BRAZOLI, F.; DE AMORIM, M. P.; BRAVO, M. R.; LIMA, M. J. Creches noturnas em Santo André: uma proposta para sua viabilização. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e30986, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30986. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão