A influência das mídias sociais sobre o uso irracional da isotretinoína

Autores

Palavras-chave:

Internet; Roacutan; Influenciadores digitais.

Resumo

A internet ganhou grande difusão social nas últimas décadas, dando oportunidade às pessoas terem-na como ferramenta de trabalho através, por exemplo, de diversos veículos de mídias sociais. Consequentemente, tais pessoas tornam-se um símbolo de influência no consumo de produtos, incluindo fármacos, destacando-se dentre eles a isotretinoína, conhecida popularmente como roacutan, medicamento este que é usado no tratamento da acne.  O estudo teve como objetivo analisar o perfil de abordagem do assunto isotretinoína nas mídias sociais, bem como suas possíveis consequências. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa e de caráter exploratório. Para sua construção, inicialmente, foram selecionados artigos dos últimos 10 anos, por conseguinte, coletou-se dados nas plataformas digitais Instagram®, TikTok® e YouTube® utilizando as hashtags #roacutan/roaccutane e isotretinoína/isotretinoin (em português e inglês). A esquematização dos resultados deu-se pela individualidade de cada rede social. Na plataforma Instagram ®, os resultados caracterizaram-se pela quantidade de publicações que possuíam as hashtags (#roacutan, #roaccutane, #isotretinoína e #isotretinoin). No TikTok®, a esquematização dos resultados ocorreu de forma que, ao pesquisar separadamente pelas 4 hashtags mencionadas anteriormente, foi investigada a quantidade de visualizações que cada uma das tags somavam, e em vídeos com maiores alcances. No YouTube® (com o uso das 4 tags) quantificou-se os vídeos postados juntamente com o número de canais que disponibilizavam conteúdo do presente estudo, obtendo amplamente maior destaque a tag #roacutan. Quanto à análise da capacitação acadêmica de produtores de conteúdo, foram pesquisados em média 40 vídeos, fazendo acepção de influenciadores qualificados e não qualificados, sendo o Instagram a rede que mais totaliza profissionais da saúde. Foi possível observar que grande parcela dos produtores de conteúdo, não possuíam formação acadêmica na área correspondente ao assunto em questão, fator que pode impactar de maneira negativa quanto aos hábitos de quem consome tais informações.

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Publicado

20-04-2023

Como Citar

PAIVA, E. C. de; SANTOS, G. V. B. dos .; COÊLHO, A. G. A influência das mídias sociais sobre o uso irracional da isotretinoína . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e31000, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/31000. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde