A Revolução Francesa como ponto de inflexão na transição para a era moderna: análise das transformações sociais, políticas e culturais à luz de François Furet e Georges Lefebvre
Palavras-chave:
Revolução Francesa, Transformações políticas, Inflexão, Transformação culturalResumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica abrangente sobre a Revolução Francesa e seu papel no surgimento da era moderna. Através da análise de uma ampla gama de fontes acadêmicas, destacando-se livros basais. A partir do estudo dessas fontes de estudos históricos, busca-se compreender o impacto dessa revolução como um ponto de inflexão na História. As elucubrações abordam as causas e o contexto histórico que levaram ao surgimento da Revolução Francesa, bem como as transformações políticas, sociais e culturais decorrentes desse movimento revolucionário. Examina-se também a influência da Revolução Francesa em outros eventos e movimentos revolucionários na Europa. Além disso, o artigo propõe-se analisar o legado duradouro da Revolução Francesa, explorando como seus ideais e princípios, como liberdade, igualdade e fraternidade, moldaram a era moderna e continuam a influenciar a sociedade contemporânea. Ao final, esta revisão bibliográfica contribui para uma compreensão aprofundada da Revolução Francesa como um fenômeno histórico significativo que marcou uma transição fundamental para a era moderna.
Downloads
Referências
FURET, François. Interpreting the French Revolution. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
FURET, François. The French Revolution: A Very Short Introduction. Estados Unidos, Oxford University Press, 2001.
LEFEBVRE, Georges. A Revolução Francesa.São Paulo: Ibrasa, 1939. Soboul, Albert. The French Revolution. Algés: Difel, 1977.
TOCQUEVILLE, Alexis de. O Antigo Regime e a Revolução. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Emanuel de Oliveira Andrade, Breno Nery da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.