A GESTÃO AMBIENTAL COMO EFETIVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL: UM ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA DE COLCHÕES E MÓVEIS DE TERESINA – PI
Palabras clave:
Desenvolvimento Sustentável; Gestão Ambiental; Direito Ambiental.Resumen
Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância da Gestão Ambiental como efetivação dos princípios do Direito Ambiental nas empresas. O trabalho inicia-se com uma breve revisão bibliográfica dos conceitos e princípios do Direito Ambiental, destacando o desenvolvimento sustentável e o dever das organizações de cumprir as normas estabelecidas pela legislação. O estudo de caráter exploratório segue o delineamento de uma pesquisa qualitativa, sendo consideradas as relações entre as práticas adotadas por uma indústria de colchões e móveis de Teresina (PI) e os princípios que regem o Direito Ambiental. Além da pesquisa bibliográfica, para a coleta de dados utilizou-se entrevista aprofundada e observação não participante. Após a análise de dados, observou-se que a empresa em estudo adota algumas práticas de gestão ambiental, aliadas a alguns dos princípios do Direito Ambiental.
Descargas
Citas
BESSA, Antunes. Direito Ambiental. 9° ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, p.37.
BONELLI, Valério Vitor; ROBLES, Antonio. Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente: enfoque econômico, financeiro e patrimonial. 1° ed. São Paulo: Atlas, 2006, 128 p.
PRIEUR, Michel. Droit de l’environnement. Paris: Dalloz, 1996, p. 70.
SILVA, Geraldo Eulálio Nascimento e. Direito ambiental internacional. 2ª ed. Rio de Janeiro: Thex, 2002, p. 332.
WEBER, Péricles S. Gestão Ambiental na Empresa. Díspinível em: http// ambientes.ambientebrasil.com.br/gestão/artigo/a_gestao_ambiental_na_empresa.html. Acessado em: 13/06/2011..