EVIDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL EM EMPRESAS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA GESTÃO EMPRESARIAL
Palabras clave:
PME´s. Informação contábil. Gestão empresarialResumen
A contabilidade como um subsistema de apoio à administração, tem como principal finalidade prover informações úteis para o processo de tomada de decisões. Neste sentido, as empresas vêm buscando ferramentas gerenciais administrativa para garantia operacional no mercado. Frente a este quadro, o objetivo deste trabalho se consistiu em obter evidências empíricas acerca da contabilidade praticada nas micro e pequenas empresas localizadas na cidade de João Pessoa/PB. Através de amostra por acessibilidade junto aos gestores, aplicou-se um questionário a fim de coletar os dados necessários à pesquisa, os mesmos foram tratados com o auxílio do SPSS - Statistical Package Social Sciences, utilizando-se da estatística descritiva (Freqüência absoluta e relativa). Os resultados da pesquisa revelaram que a discussão acerca do uso da contabilidade para o auxílio à gestão empresarial continua tanto no tocante às fontes de informações para decisões, quanto na estruturação e escolha do painel de indicadores para fins de avaliação de desempenho nas micro e pequenas empresas. Através de uma análise dos dados, pôde-se concluir que 10% das empresas utilizam-se do Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado para decisões e que as grandes maiorias das empresas pesquisadas tomam decisões com base em outras fontes, como os Relatórios setoriais que são utilizados por 70% das empresas que foram realizadas dentro da pesquisa. Como resultado pode-se apontar, ainda, que 15% das empresas pesquisadas atribuem um alto grau de importância às informações contábeis para a tomada de decisões. Já 35% consideram importante um processo de planejamento; 25% razoavelmente importante, e por fim apenas 10% acreditam que ela seja pouco importante e não importante.
Descargas
Citas
ALBRECHT W. S.; SACK R. J. Accounting Education – Charting the course trough a
perilous Future. Accounting Education Series, Vol.16 – IMA, 2000.
ATKISON, Anthony A.; BANKER, Raijiv D.; KAPLAN, Robert S.; YOUNG S. Mark. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.
BIO, Sérgio Rodrigues. Sistemas de informações: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1996.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e Pratica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
HORNGREN et al. Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro: Makron, 2004.
IUDISIBUS, Sergio de. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 1998.
JIAMBALVO, James. Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
PADOVEZE, Clovis Luiz. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistemas de informação contábil. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PADOVEZE, Clovis Luis. Sistemas de informação contábeis: fundamentação e análise. 2. ed . São Paulo: Atlas, 2000.
PEREZ JUNIOR, Jose H.; PESTANA, Armando O; FRANCO, Sergio P. Controladoria de Gestão. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PIZZOLATO, Nélio Domingues. Introdução à contabilidade gerencial. 2. ed Revisada e Ampliada. São Paulo: Makron Books, 2000.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.
SIEGEL, Gary; SORENSEN, James E. Counting more, counting less: transformations in the Management Accounting Profession. The 1999 Practice Analysis of Management. Accounting; Agosto 1999. Disponível em: http://imanet.org/ima/docs/1600/1564.pdf. Acessado em 05/09/2009.
ALMEIDA, Kenneth Nunes Tavares de, SANTOS, Leonardo Lemos da Silveira, ALVES, Ricardo César. Formação de estratégia nas micro e pequenas empresas: um estudo no centro-oeste mineiro. RAE revista de administração de empresas. "v.47, n.4, 2007" Seção: ARTIGOS. Disponível em: <http://www16.fgv.br/rae/rae/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=5051&Secao=ARTIGOS&Volume=47&Numero=4&Ano=2007> acessado em 05/12/2009