JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS SOBRE ENERGIA ELÉTRICA: ANÁLISE DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DE ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Palabras clave:
educação ambiental; jogos educacionais; energia.Resumen
A energia elétrica é um bem essencial para a humanidade, pois essa se faz presente em diversos setores significativos da sociedade. Entretanto, seu uso desmedido pode comprometer o planeta de diversas formas, especialmente no que tange às esferas socioambientais. Assim, faz-se imprescindível pensar em formas de utilizá-la de modo consciente e de estimular essa reflexão por meio dos processos educacionais. Sob este olhar, o presente trabalho procurou a partir da perspectiva da educação ambiental crítica, compreender como os jogos educacionais digitais têm trabalhado as questões de consumo de energia, visto que estes são recursos que estimulam potencialmente a aprendizagem. Os resultados demonstraram que há falta de informações descritivas sobre as abordagens de uso dos jogos e que seus conteúdos não trabalham a temática energética de modo amplo, considerando todas suas dimensões.
Descargas
Citas
AMARAL, Ivan Amorozino. Educação ambiental e ensino de ciências: uma história de controvérsias. Pro-posições, v. 12, n.1, p. 73-93, 2001.
ANTVORSKOV, S.; RASMUSSEN, H. F. The contract: an educational computer game analysing and optimising renewable energy and energy efficiency in schools. In: ISES WORLD CONGRESS, 2007, Berlin. Proceedings. Beijing: Tsinghua University Press, 2009. p. 3035-3039.
BERMANN, Celio. Energia no Brasil: para quê? Para quem. Crise e alternativas para um país sustentável. São Paulo: Livraria da Física/FASE, 2002.
COSTA, Adriana Keiko Nishida. Jogos educacionais sobre consumo de energia elétrica: análise sob a perspectiva de educação ambiental crítica. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do ABC, 2014.
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Anuário estatístico de energia elétrica 2013. Rio de Janeiro, 2013.
FALKEMBACH, Gilse A. Morgental. O lúdico e os jogos educacionais. Mídias na
Educação. Disponível em: http://penta3. ufrgs. br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1. pdf. Acesso em fevereiro de 2017.
GOLDEMBERG, J.; LUCON, O. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. São Paulo: EdUSP, 2008.
GUIMARÃES. Mauro Educação ambiental critica. In LAYRARGUES, Philippe Pomier. (Org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA/DEA, 2004.
HINRICHS, R.A.; KLEINBACH, M.; REIS, L.B. Energia e meio ambiente. São Paulo: Câmara Brasileira de Livro, 2010.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate change 2014: mitigation of climate change. 2007
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate change 2007: synthesis report. Working Group III Contribution to the FifthAssessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press. Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA, 2014.
KNOL, E.; DE VRIES, P. W. EnerCities, a serious game to stimulate sustainability and energy conservation: preliminary results. eLearning Papers, n. 25, jul. 2011.
NISHIDA, A. K. N., BRAGA, J. C. Educational game about eletric energy consumption. Frontiers in Education. Texas, 2015.
ROSA, Antônio Vitor. Jogos educativos sobre sustentabilidade na educação ambiental crítica. 2009. 111 f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental, natureza, razão e história. São Paulo: Autores Associados, 2004.
YANG, J. C.; CHIEN, K. H.; LIU, T. C. A digital game-based learning system for energy education: an energy conservation PET. Turkish Online Journal of Educational Technology, v. 11, n. 2, 2012