País en crisis: El transporte y los conductores en el nuevo Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Competencia y comportamiento empresarial; La toma de decisiones; Transporte de carga.

Resumen

Proponer un estudio de caso para analizar los dilemas del inversor en relación con la iniciativa de riesgo de inversión y la visión empresarial en el sector del transporte.  Con dos años de existencia, en la ciudad donde opera, la empresa se ha convertido en líder del mercado en su segmento. Esta historia es sobre el sueño de un joven conductor que se hizo realidad, después de cinco años de un largo camino, logró abrir su propio negocio, el transportista. El nombre "BRASIL NOVO" fue el nombre para enfrentar la crisis que el estado estaba atravesando. Debido a las diferencias entre los empresarios del sector, temiendo los riesgos, el propietario analiza los pros y los contras, pero se centra en la inversión en la flota, la apertura de sucursales, el mantenimiento de la lealtad de los clientes. La vida de este joven estimula a los estudiantes a buscar soluciones para el negocio, a entender la estrategia particular y la búsqueda de tal "sueño" realizado. El resultado de la investigación corrobora la competencia empresarial del individuo, característica en el comportamiento del sector del transporte y de los empresarios, que señalan miradas enfocadas al mercado, la oportunidad de expansión y el cliente. Esto saca a la luz la discusión, en clase, sobre las habilidades empresariales y la propuesta de soluciones para la toma de decisiones.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ruan Carlos dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Doutorando em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL. Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Vanderson de Melo, BRASIL NOVO S.A

Tecnologia em Logistica pela UNIVALI. Especialização em Gestão de Pessoas pela FAPAG.

Lidinei Éder Orso, Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI

Bacharel em Contabilidade-URI; Especialista em Finanças-IMED; Mestrado em Administração no Programa de Pós-graduação de Administração-UNIVALI.

Claudete Correa dos Santos, Instituto Federal Catarinense- IFC

Possui graduação em Administração pela pela FAI - Faculdades (UCEFF - 2015). Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (bolsista CAPES na linha de pesquisa Estratégia nas Organizações). Professora de Administração no IFC - Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna nos cursos de Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho e Mecânica (Gerenciamento e Comunicação e Gestão e Empreendedorismo), curso Técnico em Mecânica (Liderança e Empreendedorismo e Metodologia para Elaboração de Projetos) e Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação (Contabilidade Gerencial e Custos, Engenharia Econômica e Empreendedorismo, Gestão da Produção e da Qualidade, Organização Industrial e Recursos Renováveis). Participante do grupo de pesquisa - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP): Grupo de Processo Formação de Estratégias (PROFORME). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empresas familiares, cooperativismo, sucessão familiar, gestão organizacional, empreendedorismo, comportamento e cultura organizacional, capacidades dinâmicas, planejamento estratégico e marketing.

Gilmar Lorenceti da Silva, Centro Universitário Avantis- UNIAVAN

Graduado em Administração pela Faculdade Avantis (2006). Especialista em Gestão de Empresas e de Pessoas pela Faculdade Avantis (2011), bem como em Controle da Gestão Pública Municipal pela UFSC (2012). É Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Univali (2015). Atualmente na UNIAVAN é Coordenador dos Cursos: Comércio Exterior, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Logística, e Marketing, Professor/Tutor do Ensino Superior no curso de Administração.

Citas

BRASIL NOVO TRANSPORTES. Disponível em: <http://www.brasilnovo.com>. Acesso em: 12 set. 2020.

BRASIL, M. L. A. V. (2015). O processo de inovação social a partir de práticas de liderança e de competências empreendedoras: um estudo no setor cultural do estado do Amazonas. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Administração e Turismo, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC.

BAMIATZI, V.; JONES, S.; MITCHELMORE, S.; NIKOLOPOULOS, K. (2015). The role of competencies in shaping the leadership style of female entrepreneurs: the case of North West of England, Yorkshire, and North Wales. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 3, p. 627-644.

BEHLING, G.; LENZI, F. C. (2019). Competências empreendedoras e comportamento estratégico: um estudo com microempreendedores em um país emergente. Brazilian Business Review, 16(3), 255-272.

CERTO, S. C.; PETER, J. P. (1993). Administração Estratégica – Planejamento e Implantação da Estratégia. 1. ed. São Paulo: Makron Books.

CHELL, E.; CHELL, E. (2013). Review of skill and the entrepreneurial process. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 19, n. 1, p. 6-31.

FEUERSCHÜTTE, S.G.; GODOI, C.K. (2008). Competências de Empreendedores Hoteleiros: um estudo a partir da metodologia da história oral. Turismo - Visão e Ação - vol. 10 - n.1 p. 39-55 jan. /abr.

BEHLING, G.; LENZI, F. C. (2019). Competências Empreendedoras e Comportamento Estratégico: um Estudo com Microempreendedores em um País Emergente. BBR. Brazilian Business Review, 16(3), 255-272.

JAIN, R. K. (2011). Entrepreneurial Competencies: A Meta-analysis and Comprehensive Conceptualization for Future Research. Vision, 15(2) 127–152.

JORGE, R. R.; URICH, L. G.; JUNGER, A. P.; DE ANDRADE, A. A.; BLUMETTI FACÓ, J. F. O ecossistema de fintechs no brasil. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 3, p. e931, 1 jul. 2018.

LENZI, F. C.; SANTOS, S.A.; CASADO, T.; RODRIGUES, L.C. (2011). Talentos Inovadores na Empresa: Como identificar e desenvolver empreendedores corporativos. Curitiba: IBPEX.

LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; BERVIAN, L. M.; NASCIMENTO, S. (2018). Competências empreendedoras e desempenho dos cursos de graduação: um estudo de suas relações a partir da percepção dos diretores de centro. Revista de Administração Contemporânea, 22(3), 311-335.

MARIN, A. C.; ANUNCIAÇÃO, F. S.; ORTRIWANO, F. A.; JUNGER, A. P.; BLUMETTI FACO, J. F. (2018). Empreendedorismo cultural: benefícios da captação de recursos para o museu casa das rosas. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 4, p. e944, 13 set. 2018.

MENEGHATTI, M. R., RUAS, R. L.; DA COSTA, P. R.; PEDRON, C. D. (2020). As categorias da formação empreendedora e a mobilização de competências no ambiente de ensino superior. Revista Alcance, 27 (2), 251-272.

MIDDLETON, K.W.; DONNELLON, A. (2014). Personalizing entrepreneurial learning: A pedagogy for facilitating the know why. Entrepreneurship Research Journal, v. 4, n. 2, p. 167-204.

MILES, R. E.; SNOW, C.C.; MEYER, A. D.; COLEMAN, H.J. (1978) Organizational strategy, structure, and process. Academy of management review, v. 3, n. 3, p. 546-562.

MINTZBERG, H. (1988). Estratégias Genéricas. In: Mintzberg, H.; Lampel, J.; Quinn, J.B.; Mintzberg, H. Generic Strategies: Toward a Comprehensive Framework. Advances in Strategic Management, Greenwich, v. 5, JAI Press, p. 1-67.

MITCHELMORE, S.; ROWLEY, J. (2010). Entrepreneurial competencies: a literature review and development agenda. International journal of entrepreneurial Behavior & Research, v. 16, n. 2, p. 92-111.

NASSIF, V. M. J.; ANDREASSI, T.; SIMÕES, F. (2011). Competências empreendedoras: há diferenças entre empreendedores e intraempreendedores? RAI Revista de Administração e Inovação, v. 8, n. 3, p. 33-54.

NETO, J. F. R.; MUÑOZ-GALLEGO, P. A.; SOUZA, C. C., RODRIGUES, W.; PORTER, M. (1986). Estratégias Competitivas Genéricas. In: Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, p. 49-60.

PORTER, M. (1999). Competição: estratégias competitivas essenciais. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus.

PRIYANTO, S. H.; SANDJOJO, I. (2005). Relationship between entrepreneurial learning, entrepreneurial competencies and venture success: Empirical study on SMEs. International Journal Entrepreneurship and Innovation Management, v. 5, n. 5/6, p. 454-467.

ROESCH, S. M. A. (2007). Casos de ensino em administração: notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, abr/jun, p. 213-234.

SÁNCHEZ, J. (2012). The influence of entrepreneurial competencies on small firm performance. Revista Latinoamericana de Psicología, v. 44, n. 2, p. 165-177.

ZAMPIER, M. A.; TAKAHASHI, A.R.W.; FERNANDES, B.H. (2012). Sedimentando as bases de um conceito: as competências empreendedoras. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE, v.1, n.1, jan/abril.

Publicado

25-03-2021

Cómo citar

SANTOS, R. C. dos; MELO, V. de; ORSO, L. Éder; SANTOS, C. C. dos .; SILVA, G. L. da. País en crisis: El transporte y los conductores en el nuevo Brasil. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23446, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23446. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Casos