La propuesta de un framework para analizar el comportamiento del cliente digital a través del Business Model Canvas

Autores/as

Palabras clave:

Marketing; Comportamiento del cliente; Business Model Canvas.

Resumen

El objetivo principal del trabajo fue proponer un marco que contenga una secuencia de acciones y pasos que se puedan utilizar para ayudar a los gerentes y organizaciones en la toma de decisiones y mejorar su desempeño gerencial y comercial. Como método, el trabajo siguió una fase cuantitativa y otra cualitativa. A partir de trabajos seleccionados en la fase bibliométrica, se compuso la investigación bibliográfica. El aporte teórico del trabajo fue establecer un vínculo conceptual entre el conocimiento sobre el comportamiento del cliente y los modelos de negocio. El aporte práctico fue la elaboración y descripción de un modelo teórico autoaplicable en el entorno de toma de decisiones organizacionales, basado en elementos de marketing y comerciales presentes en la vida diaria del directivo y la organización, especialmente los pequeños. La principal conclusión fue que el modelo teórico fue aprobado al ser apreciado por gerentes y profesores del área, sin embargo, aún necesita ser validado cuantitativamente y en aplicaciones organizacionales para la generalización de su uso.

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Biografía del autor/a

Marcello Vinicius Doria Calvosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Texto Inicial do Lattes: Marcello Vinicius Doria Calvosa (http://lattes.cnpq.br/284424233959300)

É formado em Administração de Empresas (2002) e em Administração Pública (2003), ambas as graduações habilitadas pela UFRRJ. Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal pela CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior pela UFRRJ (2006), pós-graduado em Planejamento Estratégico FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados pela FEA/USP (2009), mestre em Gestão e Estratégia em Negócios (PPGEN/UFRRJ) (2006) e Doutor em Administração (FEA/USP) (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atuou no segundo setor, em empresas competitivas, nas funções de consultor, gerência, direção, administração de empresas (responsável técnico), conferencista, ao longo de quinze anos. É Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) da UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ (2007-atual) e pela UAB (2009-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial e Administração Geral. É licenciado como Executive Coach e Life Coach, formado pelo ICI - Integrate Coaching Institute (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. É pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - ICSA / UFRRJ (2006-atual). Também participa como membro pesquisador do Grupo de Pesquisas Empreendedorismo e Planejamento Estratégico - FEA / USP (2008-atual). É coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (2018-atual), que possui diversas ações de extensão, entre projetos, eventos, laboratório de estudos aplicados, apoio a publicações técnicas e acadêmicas, em associação com diversos colaboradores da UFRRJ e do Mercado de Trabalho. Ações essas voltadas para a comunidade acadêmica da UFRRJ e região. Atua nas Áreas do Conhecimento: (i) Ciências Sociais Aplicadas > Adm. de Empresas > Ensino, Pesquisa e Orientação para o Mercado; (ii) Ciências Humanas > Educação > Orientação e Aconselhamento; (iii) Ciências Humanas > Educação > Ensino-Aprendizagem. Possui experiência profissional (prática) e acadêmica (teórica) nas seguintes áreas: (i) Liderança Empresarial e Estratégica; (ii) Coaching e Orientação Profissional, (iii) Mercadologia e Negócios; (iv) Gestão Estratégica de Pessoas e (v) Desenvolvimento e Gestão de Carreiras. Desenvolveu, testou e validou os Assessments de Mercado: MDA - Modelo de Decisões por Axiologia, para o desenvolvimento pessoal e profissional e potencialização da tomada de decisão com base na análise axiológica e mapeamento do sistema de valores humano; TPL - Teste de Potencial para a Liderança, para verificar o nível individual de capacidade de liderança empresarial para a atuação direcionada de resultados em uma empresa competitiva. Seus principais temas de pesquisa, estudo e lecionação são: Liderança Empresarial e Estratégica; Desenvolvimento e Gestão de Carreiras; Gestão de Vendas e Comercial; Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem quatro livros escritos sobre os seus temas de pesquisa. Com diversos co-autores e colaboradores publicou cerca de 100 artigos científicos, em eventos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Web of Science Researcher ID: AAH-7792-2020. Melhor contato: mvcalvosa@yahoo.com.br

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Publicado

14-12-2021

Cómo citar

FERNANDES, A. L. M. .; FERREIRA , M.; CALVOSA, M. V. D. . La propuesta de un framework para analizar el comportamiento del cliente digital a través del Business Model Canvas. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26972, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26972. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais