A proposta de um framework para analisar o comportamento do cliente digital por meio do Business Model Canvas

Autores

Palavras-chave:

Marketing; Comportamento do Cliente; Business Model Canvas.

Resumo

O objetivo principal do trabalho foi propor um framework contendo uma sequência de ações e passos que possam ser utilizados para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão e melhora de sua performance gerencial e comercial. Como método, o trabalho seguiu uma fase quantitativa e outra qualitativa. A partir de trabalhos selecionados na fase da bibliometria foi composta a pesquisa bibliográfica. A contribuição teórica do trabalho foi estabelecer um vínculo conceitual entre os conhecimentos sobre comportamento do cliente e modelos de negócio. A contribuição prática foi a elaboração e descrição de um modelo teórico autoaplicável no ambiente organizacional de tomada de decisão, a partir de elementos mercadológicos e comerciais presentes no cotidiano do gestor e da organização, sobretudo, as de pequeno porte. A principal conclusão foi que o modelo teórico foi aprovado quando apreciado por gestores e professores da área, porém, ainda precisa ser validado de forma quantitativa e em aplicações organizacionais para a generalização de seu uso.

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Biografia do Autor

Marcello Vinicius Doria Calvosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Texto Inicial do Lattes: Marcello Vinicius Doria Calvosa (http://lattes.cnpq.br/284424233959300)

É formado em Administração de Empresas (2002) e em Administração Pública (2003), ambas as graduações habilitadas pela UFRRJ. Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal pela CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior pela UFRRJ (2006), pós-graduado em Planejamento Estratégico FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados pela FEA/USP (2009), mestre em Gestão e Estratégia em Negócios (PPGEN/UFRRJ) (2006) e Doutor em Administração (FEA/USP) (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atuou no segundo setor, em empresas competitivas, nas funções de consultor, gerência, direção, administração de empresas (responsável técnico), conferencista, ao longo de quinze anos. É Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) da UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ (2007-atual) e pela UAB (2009-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial e Administração Geral. É licenciado como Executive Coach e Life Coach, formado pelo ICI - Integrate Coaching Institute (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. É pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - ICSA / UFRRJ (2006-atual). Também participa como membro pesquisador do Grupo de Pesquisas Empreendedorismo e Planejamento Estratégico - FEA / USP (2008-atual). É coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (2018-atual), que possui diversas ações de extensão, entre projetos, eventos, laboratório de estudos aplicados, apoio a publicações técnicas e acadêmicas, em associação com diversos colaboradores da UFRRJ e do Mercado de Trabalho. Ações essas voltadas para a comunidade acadêmica da UFRRJ e região. Atua nas Áreas do Conhecimento: (i) Ciências Sociais Aplicadas > Adm. de Empresas > Ensino, Pesquisa e Orientação para o Mercado; (ii) Ciências Humanas > Educação > Orientação e Aconselhamento; (iii) Ciências Humanas > Educação > Ensino-Aprendizagem. Possui experiência profissional (prática) e acadêmica (teórica) nas seguintes áreas: (i) Liderança Empresarial e Estratégica; (ii) Coaching e Orientação Profissional, (iii) Mercadologia e Negócios; (iv) Gestão Estratégica de Pessoas e (v) Desenvolvimento e Gestão de Carreiras. Desenvolveu, testou e validou os Assessments de Mercado: MDA - Modelo de Decisões por Axiologia, para o desenvolvimento pessoal e profissional e potencialização da tomada de decisão com base na análise axiológica e mapeamento do sistema de valores humano; TPL - Teste de Potencial para a Liderança, para verificar o nível individual de capacidade de liderança empresarial para a atuação direcionada de resultados em uma empresa competitiva. Seus principais temas de pesquisa, estudo e lecionação são: Liderança Empresarial e Estratégica; Desenvolvimento e Gestão de Carreiras; Gestão de Vendas e Comercial; Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem quatro livros escritos sobre os seus temas de pesquisa. Com diversos co-autores e colaboradores publicou cerca de 100 artigos científicos, em eventos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Web of Science Researcher ID: AAH-7792-2020. Melhor contato: mvcalvosa@yahoo.com.br

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

FERNANDES, A. L. M. .; FERREIRA , M.; CALVOSA, M. V. D. . A proposta de um framework para analisar o comportamento do cliente digital por meio do Business Model Canvas. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26972, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26972. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais