A proposta de um framework para analisar o comportamento do cliente digital por meio do Business Model Canvas
Palavras-chave:
Marketing; Comportamento do Cliente; Business Model Canvas.Resumo
O objetivo principal do trabalho foi propor um framework contendo uma sequência de ações e passos que possam ser utilizados para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão e melhora de sua performance gerencial e comercial. Como método, o trabalho seguiu uma fase quantitativa e outra qualitativa. A partir de trabalhos selecionados na fase da bibliometria foi composta a pesquisa bibliográfica. A contribuição teórica do trabalho foi estabelecer um vínculo conceitual entre os conhecimentos sobre comportamento do cliente e modelos de negócio. A contribuição prática foi a elaboração e descrição de um modelo teórico autoaplicável no ambiente organizacional de tomada de decisão, a partir de elementos mercadológicos e comerciais presentes no cotidiano do gestor e da organização, sobretudo, as de pequeno porte. A principal conclusão foi que o modelo teórico foi aprovado quando apreciado por gestores e professores da área, porém, ainda precisa ser validado de forma quantitativa e em aplicações organizacionais para a generalização de seu uso.
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