TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: O CASO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS

Autores

  • Anna Cecília Chaves Gomes Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN
  • Cinthya Muyrielle da Silva Nogueira Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN
  • Anatália Saraiva Martins Ramos Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação; Estratégia; Sistema de Bibliotecas; Cadeia de Valor.

Resumo

A tecnologia da informação (TI) tem se tornando cada dia mais essencial para a estratégia das empresas de forma que faz-se necessário estudar como alinhar ambas de forma a contribuir para uma vantagem competitiva à organização. Neste sentido a pesquisa observa a estratégia e impacto da TI apontando as estratégias competitivas existentes em um sistema integrado de bibliotecas; indicando as ferramentas e aplicações de TI utilizadas pelo mesmo; identificando quais as áreas de atividade nas quais a TI proporciona vantagem competitiva na empresa e definindo em que quadrante do grid estratégico de McFarlan está inserido o sistema estudado. Os dados foram coletados através de entrevistas e análise de informações já divulgadas. Observou-se que a utilização estratégica da TI, no modelo da cadeia de valor de Porter, está basicamente concentrada no Pós-Vendas e Serviços subutilizando as informações obtidas pelo mesmo. Identificou-se ainda diversas atividades gerando valor no âmbito das atividades primárias e uma forte dependência da administração da universidade para suas atividades secundárias. Finalmente, descreveu-se as ameaças de mercado do sistema de bibliotecas através das cinco forças competitivas de Porter e notou-se que a estratégia competitiva utilizada é a de melhoria da eficiência interna, concluindo-se então que a organização tem utilizado ferramentas e aplicações da TI visando conseguir distinguir-se de seus concorrentes, gerando vantagem competitiva para a universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGRISANO, C. A.; LAURINDO, F. J. B. Modelo de análise setorial para apoio à tomada de decisões estratégicas: aplicação ao mercado brasileiro de telecomunicações. São Paulo: Escola Politécnica da USP, 2004.

LAURINDO, F. J. B.; SHIMIZU, Tamio; CARVALHO, M. M., RABECHINI JR, R. O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações. Gestão e Produção, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 160 – 179, ago. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 27 abr. 2009.

LAURINDO, F. J. B. Um estudo sobre a avaliação da eficácia da tecnologia de informação nas organizações. São Paulo: 2000. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

LUCAS, H. C. Tecnologia da Informação: tomada de decisão estratégica para administradores. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

MCFARLAN, W.E. Information Technology Changes The Way You Compete. Harvard Business Review, v.62, n.3, p.98-103, Maio/Jun, 1984.

MCFARLAN, W. E.; et al. The information archipelago: plotting a course. Harvard Business Review, v. 62, n. 3, p. 98-103, maio/jun, 1983.

MAHMOOD, M. A. How information technology resources affect organizational performance and productivity. Information Resources Management Journal, Winter, 1997.

MONTGOMERY, C. A.; PORTER, M. E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

PORTER, M. E.; MILLER, V. How information gives you competitive advantage. Harvard Business Review, p. 149-160, jul./ago, 1985.

PORTER, M. E. What is Strategy? Harvard Business Review, v. 74, n. 6, p. 61-78, nov./dez, 1996.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro, Campus, 1985.

PORTER, M. E. Competitive strategy: techniques for analysing industries and competitors. New York: Free Press, 1980.

TARAPANOFF, K.; ARAÚJO JR, R. H.; CORMIER, P. M. J. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 91-100, set./dez. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 27 abr. 2009.

TORQUATO, P. R. G; SILVA, G. P. Tecnologia e estratégia: uma abordagem analítica e prática. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 72 – 85, jan./mar, 2000. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2009.

TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERB, J, R. E. Tecnologia da informação para gestão. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Downloads

Publicado

02-01-2012

Como Citar

GOMES, A. C. C. .; NOGUEIRA, C. M. da S. .; RAMOS, A. S. M. . TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: O CASO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21937. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos