TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: O CASO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS
Palavras-chave:
Tecnologia da Informação; Estratégia; Sistema de Bibliotecas; Cadeia de Valor.Resumo
A tecnologia da informação (TI) tem se tornando cada dia mais essencial para a estratégia das empresas de forma que faz-se necessário estudar como alinhar ambas de forma a contribuir para uma vantagem competitiva à organização. Neste sentido a pesquisa observa a estratégia e impacto da TI apontando as estratégias competitivas existentes em um sistema integrado de bibliotecas; indicando as ferramentas e aplicações de TI utilizadas pelo mesmo; identificando quais as áreas de atividade nas quais a TI proporciona vantagem competitiva na empresa e definindo em que quadrante do grid estratégico de McFarlan está inserido o sistema estudado. Os dados foram coletados através de entrevistas e análise de informações já divulgadas. Observou-se que a utilização estratégica da TI, no modelo da cadeia de valor de Porter, está basicamente concentrada no Pós-Vendas e Serviços subutilizando as informações obtidas pelo mesmo. Identificou-se ainda diversas atividades gerando valor no âmbito das atividades primárias e uma forte dependência da administração da universidade para suas atividades secundárias. Finalmente, descreveu-se as ameaças de mercado do sistema de bibliotecas através das cinco forças competitivas de Porter e notou-se que a estratégia competitiva utilizada é a de melhoria da eficiência interna, concluindo-se então que a organização tem utilizado ferramentas e aplicações da TI visando conseguir distinguir-se de seus concorrentes, gerando vantagem competitiva para a universidade.
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