BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR COMO FONTE ENERGÉTICA
Palavras-chave:
bagaço, caldeiras, combinado, caracterização, etanol.Resumo
Este trabalho visa principalmente a discorrer acerca do potencial de utilização do bagaço de cana-de-açúcar para fins energéticos. A questão da venda do excedente da energia elétrica coproduzida nas usinas de açúcar e álcool a partir da queima do bagaço bem como a questão das tecnologias para maximizar estes excedentes com ciclos combinados e supercríticos serão mencionados. Basicamente o trabalho será dividido nos seguintes tópicos: Introdução; Dados de produtividade do bagaço (Kg de bagaço por tonelada de cana processada e outros dados), Caracterização do bagaço, Tecnologias de conversão energética tais como ciclo de potencia a vapor e combinados e por último Ciclo de vida e balanço energético do etanol.
Downloads
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. ANEEL. Disponível em<http://www.aneel.gov.br>. Acesso em nov. 2012. Cogeração. Disponível em <http://www.infoescola.com/energia/cogeracao> Acesso em 26/04/2011
CPFL investe em biomassa para geração de energia. Disponível em <http://economia.estadao.com.br/noticias/not_8777.htm> Acesso em 22/03/2011.
CONAB: Acompanhamento da safra brasileira, 2016, Companhia Nacional de Abastecimento
DIÁZ, M.C.: Análise do ciclo de vida e balanço energético do etanol de cana-de-açúcar brasileira, 2010
EPE.: Plano nacional de energia 2030, 2016, Ministério de Minas e Energia
CUNHA H.C.M.: Caracterização do bagaço de cana pré-tratado por explosão a vapor: identificação de inibidores potenciais de processos fermentativos e enzimáticos. Lorena: FAENQUIL, 1999, 101p.
PELLEGRINI, L: Análise e otimização termo-econômica-ambiental aplicada à produção combinada de açúcar, álcool e eletricidade, 2009
NEHMI FILHO, V.A. Cana:Mercados e Perspectivas. Agrianual 2009. São Paulo: Instituto FNP, 2009. 516p