Desconstruindo o fazer profissional de Agentes Comunitários de Saúde através da Educação Permanente

Autores

Palavras-chave:

Agente Comunitários de Saúde; Atenção primária à Saúde; Telessaúde.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de uma equipe multiprofissional do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade durante a realização de uma proposta de Educação Permanente em Saúde para Agentes Comunitários de Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, projetado através do cotidiano de Agentes Comunitários de Saúde. Estas vivências foram desenvolvidas de forma remota, pela Plataforma Google Meet entre setembro e novembro de 2020, no município de Teresina-Piauí. Resultados e Discussão: A proposta possibilitou uma troca de experiências e conhecimentos, por meio de discussões realizadas entre residentes, tutoras e agentes comunitários de saúde, proporcionando-se um ambiente coletivo para fortalecer a importância da Educação Permanente em Saúde e suas potencialidades no fortalecimento de vínculos entre os serviços de saúde e a comunidade. Conclusão: Apesar dos desafios, as discussões foram realizadas com leveza e desconstrução. Estes encontros apresentaram-se como uma vivência ímpar para a formação dos profissionais residentes, por proporcionarem um espaço de problematização coletiva, explorando as possibilidades para se promover saúde e fortalecer a produção do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Wêslley Natam Martins; CAVALCANTE, Luisa Macedo; MIRANDA, Tarsila Karla Santana. Educação permanente como ferramenta de integração entre agentes de saúde e de endemias. Revista Brasileira em Promoções da Saúde, v. 33, n. 10, p. 266, 2020.

ALONSO, Carolina Maria do Carmo; BÉGUIN, Pascal Daniel; DUARTE, Francisco José de Castro Moura. Atuação dos agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família: metassíntese. Revista de Saúde Pública, [S. l.], v. 52, p. 14, 2018.

BARRETO, et al. Complexidade e potencialidade do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil contemporâneo. Saúde debate, v.42, n. especial 1, p.114-129, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde; 2017. [internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em: 20 de ago. 2021.

BRASIL. 2017. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção À Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf Acesso em: 20 de ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEPS-SUS). Brasília: Ministério da Saúde; 2013. [internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html. Acesso em: 20 de ago. 2021.

BRASIL. Ministério da saúde (MS). Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde. Brasília: MS; 2009.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p.20-28, 2002.

CAVALCANTI, FMS; AMARAL MVB. Fetichismo da técnica e geração de valor no trabalho do profissional em saúde. Rev. Katálysis, v. 23, n. 3, p.658-666, 2020.

CARREIRA, André. Teatro popular no Brasil. A rua como âmbito da cultura popular. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n. 4, p. 005 - 011, 2017.

CECCIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciências e Saúde Coletiva, v. 10, n. 4, p. 975-986, 2005.

CHAVES, et al. Cordel para apoiar mães com filhões internados em unidade neonatal durante pandemia de covid-19. Cogitare Enfermagem, v. 26, n. 7, 2021.

COQUEIRO, Neusa Freire; VIEIRA, Francisco Ronaldo Ramos; FRETIAS, Marta Maria Costa. Arteterapia como dispositivo terapêutico em saúde mental. Acta Paul Enferm. v. 23, n. 6, p. 859-62, 2010.

ESPINA, JJM. Música y Poder: Juventudes Musicales de España como instrumento de política exterior para el reconocimiento internacional del Régimen de Franco: Florentino Pérez–Embid. Investigaciones históricas. Época moderna y contemporánea, v. 40, p.645-676, 2020.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42ª edição.

FONTINELE, Glenda Gabriely; NASCIMENTO, Périsson Dantas. Da arte à terapia: implicações terapêuticas da dança à luz da psicologia corporal. Revista Latino-Americana de Psicologia Corporal. n. 8, p.1 - 19, out./2019.

GAUTHIER, Jacques. Sociopoética e formação do pesquisador integral. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. v.4, n.1, p.78-86, 2015.

LACERDA, Luiza Guadalupe. Agentes comunitários de saúde: os desafios da capacitação para o trabalho. 2011. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Especialização em Atenção Básica em saúde da Família, Belo Horizonte/Minas Gerais, 2011. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/Agentes_sa%C3%BAde_desafios_capacita%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2021.

MARINHO, Cristiane da Silva; JÚNIOR, José Patrício Bispo. Supervisão de

agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família: entre controle, apoio e formação. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, p. 300-328, 2020.

MARTINS, Fernando Silva. Teatro, técnica, desejo: aproximações ao conceito de personagem. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

OLIVARES, Aide Esmeralda López. Vivências Poéticas do Corpo: intervenção artística com pessoas em situação de rua, que frequentam o Centro POP em Belém/PA. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

PEREIRA, Iara Cristina; OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. O trabalho do agente comunitário na promoção da saúde: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 66, n. 3, p. 412-419, 2013.

QUEIROZ, Danielly Maia; SILVA, Maria Rocineide Ferreira; OLIVEIRA, Lúcia Conde. Educação Permanente com Agentes Comunitários de Saúde: potencialidades de uma formação norteada pelo referencial da Educação Popular e Saúde. Interface (Botucatu), v.2, n. 18, p.1199-1210, 2014.

SANTOS et al. Biodança: Conexão com a vida no contexto do Sistema Único de Saúde. In: V. L. Freitag & M. R. Badke (Orgs.), Práticas integrativas e complementares no SUS: o (re)conhecimento de técnicas milenares no cuidado à saúde contemporânea. (1a ed.). Curitiba: Nova Práxis Editorial. 191 – 226, 2019.

SILVA, et al., Política Nacional de Atenção Básica 2017: implicações no trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Saúde Debate, v.44, n.124, p.58-69, 2020.

SILVA, L.B. et al. A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 21, n. 2, p.1-9, 2013.

SECCO et al. Educação Permanente em Saúde para Agentes Comunitários: um Projeto de Promoção de Saúde. Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 13, n. 1, p. 130-108, jan./abr. 2020.

SCHNEIDER et al. Aplicabilidade e benefícios da dançaterapia como prática de cuidado em saúde: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 344-974, 2020.

SOUZA, et al. A música como prática de promoção da saúde na adolescência. Rev. Enferm. UFSM - REUFSM, v.9, n.11, p.1-15, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/30379/html. Acesso em: 10 de jul. 2021.

SOUZA, et al. Interface entre a música e a promoção da saúde da mulher. Revista Brasileira Promoção Saúde. v. 33, n. 9, p. 466, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/9466. Acesso em: 10 de jul. 2021.

Downloads

Publicado

19-10-2021

Como Citar

FERREIRA , J. C. S. C. .; SILVA, L. C. da .; LIMA , A. de S. .; BARBOSA , R. A. da S. .; SILVA , N. M. P. .; LIMA , A. C. G.; TORRES , M. V. . Desconstruindo o fazer profissional de Agentes Comunitários de Saúde através da Educação Permanente. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26737, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26737. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência