FORMAÇÃO CIDADÃ E REFLEXIVIDADE
Um olhar sobre o movimento histórico do Ensino de Sociologia no Brasil
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Formação Cidadã, Sujeitos reflexivosResumo
A Sociologia passou e tem passado por diversos avanços e retrocessos na história da educação brasileira. Um retrocesso recente foi o fim da obrigatoriedade da presença da disciplina nos currículos escolares. A partir disso, o artigo teve como objetivo central analisar a importância do ensino de Sociologia para a compreensão e construção da cidadania e de sujeitos reflexivos. Metodologicamente, procedeu-se com a realização de uma pesquisa bibliográfica histórica-documental em livros, artigos científicos e leis que tratam do tema investigado. Muitos são os desafios que se colocam em uma sociedade da técnica em radicalização profunda do processo de modernização; diante desse quadro e olhando para o sistema de ensino nacional, foi possível constatar que a Sociologia é uma das principais disciplinas no que se refere à formação cidadã e de sujeitos reflexivos, na medida em que busca desenvolver nos educandos, de modo construtivo, uma visão crítica de sociedade.
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