FORMAÇÃO CIDADÃ E REFLEXIVIDADE

Um olhar sobre o movimento histórico do Ensino de Sociologia no Brasil

Autores

  • Tiago Rodrigo Martins UNINTER
  • Felipe Bueno Amaral Universidad Pedagógica y Tecnológica (UPTC)/Professor-pesquisador convidado

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Formação Cidadã, Sujeitos reflexivos

Resumo

A Sociologia passou e tem passado por diversos avanços e retrocessos na história da educação brasileira. Um retrocesso recente foi o fim da obrigatoriedade da presença da disciplina nos currículos escolares. A partir disso, o artigo teve como objetivo central analisar a importância do ensino de Sociologia para a compreensão e construção da cidadania e de sujeitos reflexivos. Metodologicamente, procedeu-se com a realização de uma pesquisa bibliográfica histórica-documental em livros, artigos científicos e leis que tratam do tema investigado. Muitos são os desafios que se colocam em uma sociedade da técnica em radicalização profunda do processo de modernização; diante desse quadro e olhando para o sistema de ensino nacional, foi possível constatar que a Sociologia é uma das principais disciplinas no que se refere à formação cidadã e de sujeitos reflexivos, na medida em que busca desenvolver nos educandos, de modo construtivo, uma visão crítica de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Bueno Amaral, Universidad Pedagógica y Tecnológica (UPTC)/Professor-pesquisador convidado

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2019), com período como pesquisador convidado no México, na Universidade El Colegio de La Frontera Sur - ECOSUR. É Mestre em Sociologia pela UFPR (2015) e Gestor Ambiental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2011). Pesquisador dos grupos Epistemologia e Sociologia ambiental (UFPR/CNPQ) e Estudios de Migración y Procesos Transfronterizos (ECOSUR/CONACYT). Membro acadêmico colaborador da Casa Latino-Americana - CASLA. Atualmente atua como professor - pesquisador visitante na Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - UPTC. Trabalha com os temas: Teoria sociológica; Sociologia ambiental; Ciência e Tecnologia; Processos transfronteiriços.

Downloads

Publicado

04/09/2024

Como Citar

RODRIGO MARTINS, T.; BUENO AMARAL, F. FORMAÇÃO CIDADÃ E REFLEXIVIDADE: Um olhar sobre o movimento histórico do Ensino de Sociologia no Brasil. Revista Cronos, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 159–179, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/32998. Acesso em: 18 maio. 2024.