FORMAÇÃO CIDADÃ E REFLEXIVIDADE
Um olhar sobre o movimento histórico do Ensino de Sociologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-5560.2023v24n2ID32998Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Formação Cidadã, Sujeitos reflexivosResumo
A Sociologia passou e tem passado por diversos avanços e retrocessos na história da educação brasileira. Um retrocesso recente foi o fim da obrigatoriedade da presença da disciplina nos currículos escolares. A partir disso, o artigo teve como objetivo central analisar a importância do ensino de Sociologia para a compreensão e construção da cidadania e de sujeitos reflexivos. Metodologicamente, procedeu-se com a realização de uma pesquisa bibliográfica histórica-documental em livros, artigos científicos e leis que tratam do tema investigado. Muitos são os desafios que se colocam em uma sociedade da técnica em radicalização profunda do processo de modernização; diante desse quadro e olhando para o sistema de ensino nacional, foi possível constatar que a Sociologia é uma das principais disciplinas no que se refere à formação cidadã e de sujeitos reflexivos, na medida em que busca desenvolver nos educandos, de modo construtivo, uma visão crítica de sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Cronos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.