Percepções da Disciplina de Sociologia Entre Alunos do 3° Ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-5560.2019v20n1ID13253Resumen
Este artigo faz uma análise discursiva da percepção da disciplina Sociologia entre alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Piaui. Partiu-se do pressuposto teórico de que a Sociologia deve problematizar a vida do aluno, sua existência no mundo real, com suas implicações nos diversos campos da vida. Fruto de pesquisa de conclusão de curso, seu problema foi: qual a percepção que os estudantes do 3° ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Barão de Gurgueia têm sobre a disciplina Sociologia? Para analisar aspectos envolvidos nesta problemática, a metodologia utilizada constou de uma abordagem que envolveu a pesquisa qualitativa, com entrevistas feitas entre os estudantes, e como método de interpretação a análise de conteúdo. Os resultados achados no campo de pesquisa revelaram que alguns alunos têm uma certa compreensão sobre o que seja o objeto da Sociologia na escola enquanto outros não o compreendem. Do mesmo modo, uma parte deles acredita que a disciplina dialoga com a vida cotidiana dos mesmos, mas, diferentemente, outra parte não identifica essa interação entre a Sociologia e suas experiências sociais. Desse modo, a contextualização curricular ainda se configura como um desafio fundamental no ensino da Sociologia.
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