Percepções da Disciplina de Sociologia Entre Alunos do 3° Ano do Ensino Médio

Autores

  • Luciano de Melo Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Edvaldo Gonçalves do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2019v20n1ID13253

Resumo

Este artigo faz uma análise discursiva da percepção da disciplina Sociologia entre alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Piaui. Partiu-se do pressuposto teórico de que a Sociologia deve problematizar a vida do aluno, sua existência no mundo real, com suas implicações nos diversos campos da vida. Fruto de pesquisa de conclusão de curso, seu problema foi: qual a percepção que os estudantes do 3° ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Barão de Gurgueia têm sobre a disciplina Sociologia? Para analisar aspectos envolvidos nesta problemática, a metodologia utilizada constou de uma abordagem que envolveu a pesquisa qualitativa, com entrevistas feitas entre os estudantes, e como método de interpretação a análise de conteúdo. Os resultados achados no campo de pesquisa revelaram que alguns alunos têm uma certa compreensão sobre o que seja o objeto da Sociologia na escola enquanto outros não o compreendem. Do mesmo modo, uma parte deles acredita que a disciplina dialoga com a vida cotidiana dos mesmos, mas, diferentemente, outra parte não identifica essa interação entre a Sociologia e suas experiências sociais. Desse modo, a contextualização curricular ainda se configura como um desafio fundamental no ensino da Sociologia.

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Biografia do Autor

Luciano de Melo Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Professor da licenciatura em Ciências Sociais, campus Poeta Torquato Neto (Uespi). Mestre e doutor em Ciências Sociais.

Edvaldo Gonçalves do Nascimento

Licenciado em Ciências Sociais pela Uespi. Técnico da Secretaria Estadual de Educação.

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Publicado

16-03-2020

Como Citar

SOUSA, L. de M.; NASCIMENTO, E. G. do. Percepções da Disciplina de Sociologia Entre Alunos do 3° Ano do Ensino Médio. Revista Cronos, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 115–131, 2020. DOI: 10.21680/1982-5560.2019v20n1ID13253. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13253. Acesso em: 19 dez. 2024.