Luis Bedmar
A função social do músico e da música
Palavras-chave:
Antropologia musical, Função social, Desenvolvimento, ProgressoResumo
No presente trabalho, analisa-se a atividade musical e profissional do músico Luis Bedmar Encinas atendendo à ótica funcional da música trazida por Alan Merriam e aprofundada posteriormente por John Blacking. Partindo de uma contextualização de sua experiência vital e social e de sua trajetória profissional, se presta especial atenção aos diferentes agrupamentos musicais impulsionados por Luis Bedmar individuando em cada um deles a existência de determinadas funções - que correspondem em grande parte às que Merriam apresenta nos anos 60 do século XX - até chegar a propor duas ulteriores funções da música: a função de mudança social e a função económica. Objectivos deste trabalho, portanto, são analisar a atividade musical de Luis Bedmar Encinas do ponto de vista das funções que lhes atribuiu ao longo da sua trajectória, e demonstrar que Luis Bedmar Encinas expôs a sua actividade com atenção à dimensão social do produto musical direccionando as suas iniciativas para o cumprimento efectivo de determinadas funções. A aplicação e a ligação desta visão social da música ao âmbito formativo e profissional, bem como a sua consideração como factor de desenvolvimento social, ainda estão em curso. A metodologia utilizada é mista tendo sido necessário combinar a análise documental de fontes impressas variadas com o método da entrevista segundo a historiografia oral atual.
Downloads
Referências
BLACKING, John. How musical is man? Washington: University of Washington Press, 1974.
DISOTEO, Maurizio. L’ antropologia della musica: storia, campi e obiettivi. In: DISOTEO, Maurizio. Antropologia della musica per educatori. Milano: Guerrini e associati, 2001. p.15-46.
GARCÍA MANZANO, Julia E. Gerardo Gombáu: Época y Obra. Tesis doctoral. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2002.
GIANNATTASIO, Francesco. Il concetto di musica: contributi e prospettive della ricerca etnomusiclogica. Roma: Carocci Editore, 1992.
GIL, Antonio. Luis Bedmar o una melodía para Córdoba. Diario Córdoba, Córdoba, p. 15, 11 ago. 2002.
LOZANO, Carmen. En la Córdoba de los años sesenta algunos músicos tenía que ser bohemios a la fuerza. Diario Córdoba, Córdoba, p. 18-20, 16 ene. 2011.
MANZANO ALONSO, Miguel. El folklore musical en España, hoy. Madrid: Boletín Informativo de la Fundación Juan March, 1990.
MERRIAM, Alan P. The Anthropology of Music. Evanston, Illinois: North-western University Press, 1964.
MORENO CALDERÓN, Juan M. De la banda a la orquesta Ciudad de Córdoba. In: MORENO CALDERÓN, Juan M. Música y Músicos de la Córdoba contemporánea. Córdoba: Cajasur Editorial, 1999. p. 251-258.
NAVARRO PÁEZ, Antonio. La Rondalla Parroquial de San Lorenzo. Diario Córdoba, Córdoba, p. 21, 3 ene. 2017.
SALCEDO HIERRO, Miguel. La Banda Municipal de Música. Diario Córdoba, Córdoba, p. 21, 19 abr. 1995.
SOLANO MÁRQUEZ, Francisco. Primer aniversario de la Orquesta de Cámara. Diario Córdoba, Córdoba, p. 24, 14 mayo 1975a.
SOLANO MÁRQUEZ, Francisco. La Banda Municipal de Música ante un futuro renovador. Patio Cordobés. Revista mensual de actualidad y tradiciones, Córdoba, p. 24, dic. 1975b.
SOLANO MÁRQUEZ, Francisco. El himno andaluz de 1808 sonó bien en el Patio de los Naranjos. Diario Córdoba, Córdoba, p. 28, 15 de ene. 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Sonoros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.