Aspectos éticos e boas práticas

As políticas de gestão seguem as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE) para estabelecer os padrões éticos e as boas práticas de publicação da revista, com destaque para os seguintes pontos:


- As pesquisas envolvendo seres humanos devem seguir os termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, sendo submetidas e aprovadas pelo Comitê de Ética da instituição na qual foi
realizada a pesquisa. Para a sua comprovação, os autores devem encaminhar a folha de aprovação emitida pelo Comitê de Ética como documento suplementar.

- Os autores devem assumir o compromisso de não submeter a publicação a qualquer outro periódico nacional ou internacional enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Diálogos Sonoros.

- Devem ser considerados autores do manuscrito apenas os pesquisadores que participaram efetivamente das fases da pesquisa e da escrita do artigo.

- Os dados de outras publicações ou revisões críticas de outros autores devem ser citados no texto e referenciados de maneira explícita na publicação.

- A comissão editorial deve selecionar pareceristas adequados e garantir que a identidade destes seja protegida. Deve-se assegurar que todo o processo de avaliação e publicação esteja de acordo com os aspectos éticos, requisitos legais e políticas da revista.

- A comissão editorial e os avaliadores devem avaliar os manuscritos de forma justa e imparcial, considerando estritamente a forma e o conteúdo dos textos submetidos à revista.

- As informações fornecidas pelos autores serão utilizadas apenas para a identificação da autoria e responsabilidade sobre o conteúdo intelectual do manuscrito. Estas informações não serão repassadas a terceiros ou usadas para outra finalidade.