A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO REMOTO COM CRIANÇAS DE CINCO ANOS
Resumo
O desenvolvimento de propostas pedagógicas na etapa da Educação Infantil que considerem a criança como sujeito integral e protagonista do seu processo de aprendizagem é um desafio, sobretudo, no modo de ensino remoto, necessário, em virtude do período pandêmico da COVID-19. Nesta direção, esse texto constitui-se de um relato de prática de uma professora de um grupo de crianças de cinco anos de idade, da Unidade Acadêmica de Educação Infantil/UAEI, da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, a respeito de propostas que considerem o protagonismo da criança no seu processo de aprendizagem durante o ensino remoto. Para tal, nos valemos da pedagogia de projetos que subsidiou o projeto de temática Futebol, que emergiu das próprias crianças, suscitando assim, maior interesse delas para participar dos encontros síncronos. Evidenciamos que, se por um lado, ferramentas tecnológicas, em especial, a internet, por meio de computadores e celulares, constitui possibilidade para a oferta do direito da criança à Educação Infantil, por outro lado, esse modo de ensino revela desafios, por impor limites às interações e brincadeiras entre criança-criança e adulto-criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Infâncias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.