TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL:

A AFETIVIDADE NA AÇÃO DOCENTE

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Resumo

Resumo

O artigo discute sobre o lugar da afetividade no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O objetivo é compreender como professores do 1º ano têm se preparado para lidar afetivamente com as crianças que chegam mais cedo no Ensino Fundamental, frente à ausência de um trabalho específico na formação dos docentes e na preparação para receber a criança pequena na nova etapa educativa. Trata-se de um breve estudo qualitativo de natureza exploratória. Nesse sentido, como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista estruturada realizada com 4 docentes do 1º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos e analisados a partir de alguns aspectos teóricos sobre afetividade e aprendizagem, sobretudo da teoria walloniana, constatam que para os participantes da pesquisa a afetividade, apesar de considerada importante no desenvolvimento da criança, ainda se apresenta limitada a uma compreensão de trocas sentimentais, sendo necessário um trabalho mais específico, do ponto de vista formativo, para que os docentes estejam preparados para atender as necessidades afetivas da primeira infância.

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Publicado

06-12-2022

Como Citar

FERNANDES DA SILVEIRA MOTA, A. P.; LEITE BEZERRA DA SILVA, C. E. .; COELHO TRINDADE, M. L. . TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL:: A AFETIVIDADE NA AÇÃO DOCENTE. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29604. Acesso em: 23 abr. 2024.