PROJETO CASULO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JURUTI - PARÁ

Autores

Palavras-chave:

Projeto casulo, Educação Infantil, Criança

Resumo

O artigo “Projeto Casulo e a Educação Infantil no Município de Juruti” objetiva investigar as influências deste para a Educação Infantil do Município. Utilizou como bases teóricas as DCNEI para Educação Infantil, e como principais referências os autores: KUHLMANN Jr; ROSEMBERG; KRAMER; OLIVEIRA; entre outros. A pesquisa qualitativa utilizou a metodologia descritiva e contou com a participação de pais de ex-alunos, ex-professores, atuais professores e atual gestão das escolas. utilizou para a coleta de dados os documentos, entrevistas, relatórios institucionais e documentos escolares. A pesquisa foi realizada Casulo Bom Pastor, salientando contribuições para a consolidação da Educação Infantil no Município.  Observou-se que o Projeto Casulo se deu diferente de outros Municípios. Conclui-se que as mudanças ocorridas no campo da Educação Infantil vieram a partir da compreensão das concepções de criança. sendo que a prática pedagógica hoje desenvolvida valoriza as vivências e experiências do cotidiano das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas UEA

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas, Área de concentração: Educação Matemática, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), título revalidado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Cacoal. Especialização em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), atuando principalmente nos campos de conhecimento de Formação de Professores e Etnomatemática. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciência da UEA - Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em (Educação) Matemática e Tecnologias - COMPLEXUS.

Downloads

Publicado

07-05-2024

Como Citar

NEVES LIRA, G.; MAIA DA COSTA, L. de F. . PROJETO CASULO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JURUTI - PARÁ. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 3, n. 4, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/35256. Acesso em: 16 jul. 2024.